Brasil, EUA e Índia lançam Aliança Global de Biocombustíveis

Foi lançada, no último sábado (9), durante a Cúpula do G20, na Índia, a Aliança Global de Biocombustíveis. Através deste pacto, Brasil, Estados Unidos e Índia, que são os os três principais produtores de biocombustíveis do mundo, pretendem fomentar a produção sustentável dos biocombustíveis, principalmente do etanol, como fonte de energia alternativa para os transportes.

“A Aliança Global é importantíssima. O Brasil é pioneiro, referência há 50 anos nessa área de biocombustíveis. E esse anúncio em conjunto com outros países importante é sem dúvida uma grande contribuição dessa reunião do G20”, disse Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Com a aliança, os três países apostam no importante papel que os biocombustíveis possuem na descarbonização do setor dos transportes. De acordo com uma nota, publicada pelo Governo Federal, isso coloca o Brasil em uma vitrine de grande projeção. Isso porque o país já tem histórico e conhecimento sobre o assunto. Outros 19 países e 12 organizações internacionais fazem parte da aliança, que segue aberta a novas adesões.

Conforme informações do governo brasileiro, divulgadas pela Agência Brasil, o lançamento é resultado “de ambicioso programa nacional indiano de biocombustíveis, que inclui desde a próxima adoção de 20% de mistura de etanol na gasolina à fabricação de automóveis flex, além do desenvolvimento e produção de biocombustíveis de segunda geração”.

Dados da Agência Internacional de Energia, a produção de biocombustíveis precisa triplicar até 2030 para que o mundo alcance emissões líquidas zero até 2050. Então, a intenção dos países é zerar as emissões no transporte para garantir a segurança energética.

O presidente Lula, em suas redes sociais, celebrou essa iniciativa. “Participei da cerimônia de lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis, uma iniciativa conjunta para reanimar o uso e produção de etanol e outros biocombustíveis, onde o Brasil lidera em tecnologia. Mais desenvolvimento com menos emissão de carbono e menos dependência de combustíveis fósseis”, disse o presidente.

O governo brasileiro produz e utiliza biocombustíveis há 40 anos, “com excelentes resultados, especialmente na criação de empregos e na redução das emissões do setor de transporte”, afirma o governo brasileiro em nota.

O Planalto diz ainda que para o desenvolvimento dessa política, Brasil e Índia trabalharam juntos tanto no nível governamental como no nível acadêmico, tecnológico e empresarial.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.