Tecnologia da NASA pode detectar vacas prenhas de forma mais barata e menos invasiva

A empresa americana AgScent fez uma descoberta que pode ajudar pecuaristas no mundo todo. Uma tecnologia da NASA pode detectar vacas prenhas de maneira mais rápida, mais barata e menos invasiva. O procedimento leva apenas 15 segundos e o resultado sai em 18 dias.

Apesar de ser uma boa novidade no meio rural, o dispositivo já é antigo. Ele é comumente usado para detectar produtos químicos nocivos na Estação Espacial Internacional. “Percebemos que era possível ver moléculas diferentes em diferentes momentos da gravidez, mas não só isso. Dá para detectar marcadores de doenças e até metano”, disse Bronwyn, gerente da AgScent nos EUA, em entrevista a uma emissora Australiana.

Conforme divulgou o Globo Rural em seu site, ele é bem semelhante a um teste de COVID-19 e bem rápido de se fazer. Basta inseri-lo na narina da vaca por 15 segundos para capturar compostos orgânicos voláteis específicos (VOCs) na respiração do animal.

No prazo de 18 dias é possível ter a resposta sobre a vaca estar ou não prenha. A agilidade do método, segundo pesquisadores, colabora na tomada de decisões, além de torná-las mais precisas na hora da venda ou do abate e na gestão da propriedade rural.

De acordo com a empresa, o equipamento deve estar disponível no mercado em meados de 2024.

(Com informações do Globo Rural)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.