É o fim de uma era. O bilionário Elon Musk anunciou no último domingo (23) que o Twitter mudou de nome e agora se chama “X”. Até mesmo o simpático passarinho azul foi embora para dar lugar a um novo logo e identidade visual.
“Em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, escreveu Musk no início da madrugada deste domingo, no horário de Brasília.
A mudança, que foi comemorada com a projeção de um grande x nos escritórios do Twitter, vem em um momento um tanto quanto caótico para Musk. Isso porque, recentemente a Meta, empresa do seu rival Mark Zuckerberg e dona do Instagram e do Facebook, lançou o Threads – rede social bem semelhante ao Twitter (ops, X). O lançamento foi um sucesso estrondoso. A rede de Zuckerberg alcançou 10 milhões de usuários em apenas 7 horas.
A partir desta segunda-feira (24) a página web do Twitter, inclusive, já mudou o antigo logo azul para um X preto. E conforme anunciado pelo dono do X, a URL x.com já redireciona para o Twitter, ajudando a reforçar a nova marca.
A transformação é o primeiro passo para fazer da rede social um “superapp”, semelhante ao WeChat, da China. A ideia é permitir que os usuários consumam conteúdo, conversem, contratem serviços e façam compras. tudo na mesma plataforma.
“X é o estado futuro da interatividade ilimitada — centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco — criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por inteligência artificial, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar”, disse a CEO da empresa, Linda Yaccarino, no microblog.
Ainda não é certo quando as transformações serão concluídas. Também não há informações sobre uma data para que os novos serviços estejam disponíveis.
Porém, para nós, brasileiros, a dúvida que fica é sobre como chamaremos o novo Twitter: “Éxis”, “Xis”? Como você prefere?
(Com informações do Tecmundo e Canal Tech)