Exoesqueleto robótico de R$ 1 milhão chega ao SUS

De acordo com um anuncio feito nesta semana pelo Governo de São Paulo, o exoesqueleto robótico de R$ 1 milhão, desenvolvido pela startup francesa Wandercraft, será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A inovação, que traz esperança aos pacientes com deficiência motora, chega ao Brasil graças a uma parceria entre a Rede Lucy Montoro e a startup.

O aparelho ficou conhecido após ser usado pela senadora de São Paulo, Mara Gabrili, que ficou tetraplégica após sofrer um acidente de carro em 1994. Segundo ela, o equipamento mudou sua vida. “Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento! Nos últimos três dias estive em missão nos EUA, onde testei o Atalante, um exoesqueleto que funciona como um suporte para que pessoas com paralisia possam ficar em pé, se moverem multidirecionalmente e com braços livres”, escreveu ela no Twitter.

A iniciativa do governo permitirá que mais pesquisas como essa ocorram e aprimorem a reabilitação de pacientes paraplégicos. “São pesquisas e iniciativas que vão trazer a qualidade de vida de volta para muitas pessoas. Imagine, a pessoa vai vir para cá para ter a experiência de caminhar novamente. Ela estará trabalhando o corpo que vai começar a funcionar melhor, trabalhando o cérebro e a autoestima. Ela vai sair daqui uma pessoa diferente, em um ambiente onde ela está sendo acolhida. E isso não tem preço”, falou o Governador Tarcísio de Freitas, em matéria publicada no site Olhar Digital.

Como o exoesqueleto robótico funciona

Graças à tecnologia, é possível programar o exoesqueleto robótico para executar uma série de ações como andar para frente e para trás, sentar, levantar e até subir e descer escadas. Seu sistema avançado tem controle de equilíbrio e oferece estabilidade e controle durante os movimentos.

Segundo informações da IstoÉ, o modelo Atalante tem vida útil de cinco anos e pode ser usado por pacientes de até 90 quilos. E, de acordo com a Rede Lucy Montoro, a diferença deste equipamento que chegará ao Brasil para os demais é a sua leveza e capacidade de se adaptar a pessoas de diferentes alturas.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.