Cerca de 18 mil vacas morreram e uma pessoa se feriu após uma grande explosão acontecer em uma fazenda de gado leiteiro no último dia 10 de abril. O acidente aconteceu na Southfork Dairy Farm, em Dimmitt, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Com a forte explosão, o fogo se espalhou pela fazenda e currais onde estavam os animais.
De acordo com um post no Facebook do Gabinete do Xerife do Condado de Castro, “Na chegada, foi determinado que uma pessoa estava presa lá dentro e os bombeiros conseguiram localizar a pessoa e removê-la do prédio. A pessoa foi levada para o Hospital UMC em Lubbock. Todos os funcionários foram contabilizados”. A pessoa ferida foi para uma unidade de terapia intensiva (UTI) no hospital.
Em uma entrevista à imprensa local, o xerife disse que o superaquecimento das máquinas associado ao gás metano, presente nos gases liberados pelas vacas, pode ter sido a causa da explosão, mas o caso ainda está em investigação. “Esta é uma perda devastadora que afetará muitos”, disse a juíza do condado de Castro, Mandy Gfeller, em entrevista à CNN.
No Twitter, o Animal Welfare Institute, uma das mais antigas instituições de combate ao sofrimento animal, publicou que “as fazendas devem trabalhar ainda mais para proteger os animais, adotando medidas padrões de segurança contra incêndios”.
(Com informações do G1 e Canal Rural)