Cientistas desenvolvem gordura cultivada para dar mais sabor à carne de laboratório

As chamadas proteínas alternativas estão se tornando opção para cada vez mais gente pelo mundo. Mas, para que de fato elas ganhem o paladar das pessoas, o sabor ainda é uma barreira a ser derrubada. Para tornar o alimento mais suculento, pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, desenvolveram um projeto que cria gordura cultivada para carne de laboratório.

De acordo com o estudo, publicado na revista científica iLife, os cientistas desenvolveram um tipo de tecido adiposo com textura e composição semelhantes às gorduras naturais dos animais. Mas, apesar da importante descoberta, o sabor da gordura cultivada ainda não é o mesmo da natural.

“Continuamos a revisar todos os aspectos da produção de carne cultivada com o objetivo de permitir a produção, em massa, de carne com aparência, sabor e sensação de carne real”, disse David Kaplan, autor sênior do estudo e professor de engenharia biomédica da universidade.

O próximo desafio dos especialistas é conseguir dar à gordura cultivada o mesmo sabor da natural, que surge a partir dos lipídios e ácidos graxos específicos do tecido animal, que são liberados quando a gordura é aquecida.

Mas apesar do desafio, os pesquisadores tiveram um resultado positivo com a gordura cultivada a partir do tecido adiposo de porcos. Assim, seria possível complementar as células de gordura em crescimento com os lipídios necessários para garantir que elas se assemelhem mais à carne natural.

(Com informações do Canal Tech)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.