Cellva empresa de carbe cultivada

Cellva: conheça a inovadora startup brasileira que desenvolve e produz gordura por meio da cultura de células!

Fundada por Sérgio Brito, ex- executivo da BRF como Diretor Global de Inovação, em pouco tempo a Cellva se fundiu com a Ambi Real Food, da fundadora Bibiana Matte PhD pela UFRS, pesquisadora e empreendedora em biotecnologia com foco em cultura de células, no Brasil foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia de carne cultivada.

Com sede em Porto Alegre, RS, possui um laboratório com equipamentos para cultura de células e, alocado em um centro de biotecnologia com espaço para expansão.

Apesar de gigantes mundiais como a JBS e BRF que investem neste mercado de carne cultivada”, a Cellva se apresenta como uma startup fornecedora de ingredientes a fim de atender este mercado que se desenvolve exponencialmente no Brasil, a startup está focada no desenvolvimento e fornecimento principalmente de gordura cultivada.

Os 4 pilares da Cellva

1) Suinocultura+ óleo de palma

(1 bilhão de porcos são sacrificados anualmente para fornecer proteínas e gorduras, o óleo de palma é o principal substituto das gorduras animais. Uma cadeia de suprimentos com alto impacto ESG negativo)

2) Desempenho Sensorial

( O sabor e a experiência de preparo dos alimentos não seriam os mesmos sem a gordura animal, ele é responsável pelo sabor e também pelas questões nutritivas dos alimentos)

3) Escassez de gordura e ciclo longo

(Apenas 15% da produção total de gordura é de origem animal devido ao seu preço e falta geral de pureza, a Suinocultura e ciclo de vida total de gordura leva +3 anos)

4) Oportunidade de reformular perfis nutricionais e de aplicativos

(A gordura fornece energia ao corpo e ajuda na absorção de nutrientes vitais, protege seus órgãos, suporta o crescimento celular e mantém o colesterol e a pressão sanguínea sob controle)

Mas afinal qual é o “pulo do gato” da Cellva?

cellva-carne-cultivada
Imagem/Reprodução: Internet

Através de pesquisas, no terceiro Quarter de 2022, o time da startup desenvolveu o segundo protótipo de carne cultivada produzida no Brasil, pioneirismo no país, em Novembro, também de 2022, iniciaram a construção do banco de células de porco, já em janeiro de 2023 a amostra de gordura cultivada da Cellva foi prototipada. O “pulo do gato” aconteceu mesmo no segundo Quarter de 2022, quando a startup depositou a patente de micro transportadores feitos de vegetais, como explica Sérgio Pinto: “este produto possui uma eficiência no custeio, gerando muita competitividade, além do perfil do produto ser igual ou superior a gordura convencional (animal) que é a melhor gordura que temos para a indústria.”

Surgindo em um mercado antiquado e ineficiente, mas global e gigante. Só para entender: o tamanho do mercado global de óleos e gorduras é gigantesco – 222 bilhões de dólares, já o mercado de gordura animal é de 36 bilhões de dólares, representa apenas 16% do total devido ao custo relativamente alto e também a sua escassez, e finalmente o foco atual da startup é o Mercado de gorduras para industrializados e linguiças suínas que somente no Brasil vale 400 milhões de dólares e é uma importante porta de entrada.

Diante disso tudo que foi exposto a Cellva tem tudo para ser mais uma Startup de sucesso neste mercado, e mais, puramente brasileira.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.