real digita economia

E o Real Digital hein?! 

A moeda virtual brasileira (Real Digital) pode mudar a forma como lidamos com dinheiro além de modernizar o sistema bancário 

A princípio, o Real Digital será a primeira moeda virtual oficial do Brasil. É, em suma, uma extensão das tradicionais cédulas físicas, mas serão transacionadas exclusivamente no ambiente digital. A moeda será produzida e regulamentada pelo BC, seguindo as regras vigentes na política monetária brasileira. 

A medida faz parte de uma série de iniciativas da autoridade monetária para a digitalização da economia do país. Segundo o banco, a nova ferramenta vai modernizar o sistema bancário e de pagamentos. Dados do BC indicam que, atualmente, mais de 80 países estão desenvolvendo ou já iniciaram projetos relacionados a moedas digitais. 

O Real Digital pode ser acessado por meio de carteira digital sob responsabilidade de bancos ou instituições financeiras autorizadas pelo BC. Em setembro de 2022, a moeda digital já era utilizada por mais de 260 milhões de pessoas. A ideia é que, no futuro, o Real Digital possa ser utilizado em qualquer país do mundo, sem a necessidade de conversão. 

Também já está sendo testado um sistema de Entrega Contra Pagamento, que permitiria, por exemplo, vender um carro em troca de moeda digital por meio de software. As televisões poderiam ser programadas para pagar por um filme usando moeda digital. Também será possível pagar pedágios e taxas de estacionamento automaticamente. 

Diferença entre o Real Digital, criptomoeda e o PIX

diferença entra real digital. criptomoedas e px

Não dá para colocar o Real Digital no mesmo grupo das criptomoedas pelos seguintes motivos: O Real Digital será emitido exatamente da mesma forma que o Real convencional. A regulamentação e o controle da moeda virtual brasileira ficarão inteiramente a cargo do BC. Como o Real Digital será efetivamente uma moeda nacional, o cidadão poderá realizar qualquer tipo de compra ou transação financeira.  

Também não é PIX, mesmo os dois operandos em ambientes virtuais. O PIX é uma operação eletrônica criada pelo Banco Central do Brasil (BCB) Ela permite que cidadãos de diferentes bancos façam uma transferência instantânea, ou seja, ela cai na conta do destinatário momentos após a realização do procedimento. O real digital será uma extensão da nossa moeda física. 

O Real Digital visa proporcionar uma série de benefícios aos cidadãos brasileiros. Uma das maiores vantagens é o maior controle do BCB sobre o que é e será transacionado no país. Outra vantagem é evitar a maioria dos crimes que ocorrem no dia a dia. Entre eles, cédulas falsas e lavagem de dinheiro. 

Sem chances de uma integração com o PIX? 

Sim! Vai ter integração. O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, declarou oficialmente que o projeto-piloto do Real Digital vai “começar agora”. o mesmo valor do dinheiro tradicional. A diferença é que não pode ser convertido em cédulas. 

real digital vai ter integração com o pix
Imagem/Reprodução: Grifer

O presidente também afirmou que o Real Digital é uma prioridade. “No mundo digital tínhamos três grandes blocos, gostaria de conectar os blocos, que é o PIX, com o Open Finance, com a moeda digital. Acho que essas três coisas podem mudar a história da intermediação financeira no Brasil, transformando nosso sistema em algo eficiente”, declarou. 

Impactos na economia  

A implementação de um CBDC no Brasil só trará impactos positivos, diz o diretor de operações do Bankly. No entanto, o mercado precisa estar atento às questões relacionadas à privacidade, segurança e maior desintermediação dos serviços bancários, diz Marilyn Hahn. Outro importante desafio mencionado está relacionado à infraestrutura do sistema financeiro nacional – que suporta o cenário atual, mas não a tecnologia blockchain. 

Os bancos centrais que estão avaliando a emissão de CBDCs acreditam que a versão digital de suas respectivas moedas fiduciárias pode “aliviar os principais pontos problemáticos em uma maior abertura do consumo global”. “O lançamento de um CBDC é essencial para garantir o papel dos bancos tradicionais na economia de distribuir dinheiro de forma confiável e segura à população”, diz o diretor de operações do Bankly. 

Quando o Real Digital vai estar disponível? 

O BC ainda não anunciou oficialmente uma data para que a moeda digital seja implementada no país. A expectativa é que o Real Digital entre em testes públicos em 2023 e seja disponibilizado aos brasileiros em meados de 2024. O assunto é objeto de discussões e acompanhamento pelo BC desde agosto de 2020. 

O Lift Challenge é uma edição especial do Desafio Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas que discutiu especificamente o Real Digital. A iniciativa reuniu participantes do mercado que avaliaram a viabilidade da moeda digital. Os resultados do Lift Challenge serviram de base a uma “fase piloto” de testes junto da população, prevista para decorrer entre 2022 e 2023

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.