Pela primeira vez no Brasil um produtor rural comprou um trator utilizando os agrotokens, ou grãos digitais – quando os grãos cultivados são convertidos em moedas digitais. O negócio foi feito na cidade de Cascavel, no Paraná, durante o Show Rural Coopavel. O podutor Wagner Cruvinel, da cidade de Silvânia, Goiás, finalizou a compra de um trator da New Holland e fez história.
Foi o primeiro negócio desse tipo no ramo das máquinas agrícolas. “Com os grãos transformados em ativos digitais, foi possível negociar com o recurso que já tenho disponível no ecossistema da empresa”, disse Cruvinel em entrevista à Forbes.
A Agrotoken, empresa responsável pela transação feita em parceria com o Banco CNH Industrial, consegue transformar a produção agroindustrial em ativos digitais lastreáveis. Assim, os grãos se viram um bem digital, que pode virar negócio, assim como aconteceu. “Este é um grande passo para a New Holland e para a agricultura brasileira”, diz Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.
Quando os grãos físicos são digitalizados, utilizando a tecnologia blockchain, eles se transformam em agrotokens. Os produtores então podem utilizá-los como crédito para realizar operações comerciais e financeiras. Os valores são atrelados ao preço da soja, milho e trigo.
(Com informações da Forbes)