Inspirado em bucha de banho, gel purifica água para um dia inteiro de uso

Cientistas da Universidade de Princeton, localizada nos Estados Unidos, criaram um novo hidrogel, que se assemelha à bucha de banho e é capaz de purificar a água o suficiente para atender às necessidades diárias de uma pessoa. O material é barato, fácil de usar e utiliza apenas energia solar para filtrar poluentes tóxicos, incluindo metais pesados, óleos industriais, nanoplásticos e algumas bactérias prejudiciais à saúde encontradas na água.

A criação do hidrogel foi inspirada nas buchas de banho, que possuem poros grandes e interconectados, ideais para absorver água rapidamente em temperatura ambiente e liberá-la quando aquecida pelos raios solares, mesmo em dias nublados.

De acordo com Rodney Priestley, autor principal do estudo, a estrutura de poros abertos do hidrogel foi obtida por meio de uma mistura de água e etileno glicol como um meio de polimerização diferente. Em seguida, os poros internos do material foram revestidos com um polímero conhecido como poli(n-isopropilacrilamida) ou PNIPAm.

A pesquisa mostra que o produto conseguiu produzir mais de um galão de água em menos de 10 minutos, utilizando um metro quadrado do material com um centímetro de espessura. Mesmo com pouca luz, como em dias parcialmente nublados, ele leva apenas de 15 a 20 minutos para liberar a mesma quantidade de água purificada. Os testes também mostraram que o hidrogel é eficaz na remoção de poluentes da água, incluindo corantes orgânicos, metais pesados e microplásticos.

Os profissionais afirmam que seu produto poderá, no futuro, ser usado no futuro para purificar a água em residências e também em situações de emergência. Assim, será possível ter água limpa em abundância sem a necessidade de energia elétrica.

(Com informações do Canal Tech)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.