Falta de ovos atinge o mundo: Brasil será afetado?

O ovo de galinha é um dos alimentos mais presentes na mesa das famílias brasileiras. Por ser uma excelente fonte de proteínas e também possuir um valor mais acessível, ele acaba se tornando a escolha em relação à carne de boi. Mas, por quanto tempo isso continuará sendo realidade? Em países como os Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido e Portugal já está faltando ovos nas prateleiras dos supermercados. Você sabe o porquê?

Nos Estados Unidos o motivo dessa escassez se deve ao surto de gripe aviária. Segundo uma matéria publicada pela BBC Brasil, a doença atingiu fortemente o país e causou a morte de mais de 44 milhões de aves poedeiras, representando uma perda de 5% do plantel norte-americano. Os dados são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

De acordo com o analista de mercado do Egg Industry Center, da Universidade Estadual De Iowa, em entrevista ao jornal Washington Post, a crise atual matou 10 milhões de aves a mais do que o que foi registrado no último surto.

Já na Europa, as prateleiras de ovos estão vazias porque, além da gripe aviária também ter atingido a região, a alta dos custos de grãos e energia, causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, está afetando fortemente o setor.

Na Nova Zelândia, contudo, o motivo de faltar ovos para a população vem de um plano do governo, que teve início em 2012, de eliminar gradualmente a criação de aves poedeiras em gaiola. O projeto previa um período de 10 anos para que a meta fosse atingida. Ou seja, a data limite foi 1º de janeiro deste ano.

Fronteira México x EUA

A falta do produto tem ocasionado, além da alta nos preços, um aumento nas apreensões de ovos contrabandeados na fronteira entre México e EUA. A diretora de Operações de Campo de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) em San Diego, nos Estados Unidos, escreveu recentemente no Twitter que sua equipe notou um aumento na interceptação de ovos na entrada do país. Ela lembrou ainda que a entrada de ovos crus do México para o país norte-americano é proibida.

A falta de ovos vai atingir o Brasil?

No Brasil, de acordo com Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), não deve faltar ovos. O motivo disso é que não foram registrados casos de gripe aviária por aqui.

Dados do ABPA mostram que a produção de ovos no Brasil ultrapassou a marca dos 53 bilhões de unidades em 2020, o maior número em 10 anos. Já o consumo no mesmo ano foi de 251 ovos por habitante.

O país exporta 6.250 toneladas. Isso representa 0,3% do total produzido. Segundo relatório do Egg Global Market Reporta 2022, a Ásia é o maior mercado consumidor dos ovos Brasileiros.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.