Engenheiros de uma empresa alemã desenvolveram algo que promete acabar com os problemas de autonomia e tempo de recarga em veículos elétricos. A nova tecnologia faz uma estrada carregar um carro elétrico enquanto eles trafegam na via, em tempo real e sem a necessidade do uso de cabos.
De acordo com um comunicado publicado no site da Electreon, o projeto será testado na cidade de Balingen, na Alemanha. O Sistema Rodoviário Elétrico (ERS), conhecido popularmente como estrada que carrega carros elétricos, vai ser implantado ao longo de um trecho de aproximadamente um quilômetro de estrada. A infraestrutura será desenvolvida em parceria com a EnBW.
“Nossa tecnologia abastece as células de energia dos carros eletrificados de forma dinâmica ou enquanto eles estão parados”, declarou o CEO da Electreon, Andreas Wendt.
Como funciona a tecnologia?
Para carregar as baterias elétricas, a estrada vai funcionar com placas de metal que serão conectadas a uma linha de energia e a um inversor de alta frequência, que estarão debaixo da superfície da rodovia. Essas placas vão criar campos elétricos alternados que atraem e repelem outras placas fixadas na parte inferior do veículo, transferindo a eletricidade necessária.
Além da estrada que carrega os automóveis, os engenheiros desenvolveram também um software de gerenciamento baseado na nuvem. A tecnologia faz o monitoramento de frotas inteiras ao vivo e ainda fornece informações sobre o tempo de deslocamento, velocidade e trajeto percorrido. O sistema inteligente faz ainda a cobrança dos quilowatts consumidos pelos usuários.
A Electreon planeja desenvolver também outras duas estações de carregamento estáticas em pontos de ônibus convencionais. Esses locais foram estrategicamente escolhidos, pois eles podem recarregar as baterias dos veículos grandes enquanto estão parados.
“Nesta primeira fase, será implantado um percurso de 400 metros com duas estações de carregamento estático. Na segunda fase, a via elétrica será ampliada em mais 600 metros, com capacidade para carregar um ônibus elétrico durante o trajeto até a cidade”, disse Wendt.
Com este projeto, a empresa não espera apenas levar o carregamento sem fio ao público da Alemanha, mas desenvolver uma ferramenta para auxiliar os profissionais que trabalham no planejamento da infraestrutura do transporte público.
(Com informações do Canal Tech)