O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente uma pesquisa inédita que coloca o Paraná como o estado com o melhor potencial agrícola do país. O Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil tem como objetivo classificar, interpretar e visualizar o potencial natural dos solos para a agricultura.
A publicação aponta que mais de 12% do território do Paraná — o equivalente a 24 mil km² — é muito bom para a agricultura. O mapa orientativo foi elaborado a partir do mapeamento de solos do IBGE, levando em consideração os recursos naturais, sobretudo solo e relevo, e como eles podem favorecer o setor agrícola brasileiro.
O mapeamento mostra ainda que o Norte, Norte Pioneiro e Oeste do Paraná possuem o maior volume de áreas classificadas como muito boas para o desenvolvimento agrícola.
O estudo revelou também que 32% de toda a área do território nacional apresenta boa (30%) ou muito boa (2%) potencialidade ao desenvolvimento agrícola. “Significa que, sob o ponto de vista do recurso natural, como caraterísticas e tipos de solo associado ao relevo, essas áreas favorecem a agricultura, resultado que demonstra o elevado potencial para a agricultura do país”, diz Daniel Pontoni, analista da pesquisa do IBGE.
Outros 33% do território apresentam moderada potencialidade ao desenvolvimento agrícola. “Abrange relevos ligeiramente acidentados, que podem precisar de ações adequadas para a agricultura, como no caso de solos menos profundos e principalmente com problemas de fertilidade, mas que são relativamente fáceis de serem corrigidos”, explica Pontoni.
(Com informações do IBGE e CNN)