Imagem de uma estufa das Pink Farmes

Pink Farms e o papel das startups no Agronegócio

Extremamente importante para a economia brasileira, o agronegócio está cada vez mais tecnológico e sustentável, impulsionando o crescimento de startups com soluções inovadoras para o campo.

Captação da Pink Farms – 1ª e maior fazenda vertical urbana da AL

A Pink Farms, instalada em São Paulo, Capital, produz alfaces e brotos zero agrotóxicos e prontos para consumo em ambiente fechado e controlado, antecipando em até 40 dias o ciclo completo da alface, devido às variáveis ideais para produção deste tipo de folhosas. Desde 2009 vende seus produtos em redes como Zaffari (SP), Carrefour, Pão de Açúcar e redes locais em São Paulo como Mambo, Saint Marchê, entre outras.

Em novembro de 2022 a SLC, maior companhia de produção agrícola do país, através do seu braço SLC Venture, investiu na Pink Farms, o valor não foi divulgado.

“Nós plantamos commodities e eles plantam hortaliça. Um, na terra e outro em sistemas hidropônicos em fazendas verticais, que vislumbra um futuro em que as sementes de grãos também poderão ser multiplicadas com a tecnologia da Pink Farms”.

Disse Carlos Eduardo Aranha, o executivo responsável pela SLC Ventures

Este é mais um investimento dentre muitos que vem acontecendo nos últimos anos, aqui no Brasil. Segundo dados do AgTech Pocket Report 2022, da Distrito, uma plataforma que conecta soluções para startups e empresas, em 2020 o Brasil possuía 366 startups, divididas em 7 categorias, como: Agricultura de precisão, Miscelânia, Automação e robotização, Biotecnologia, Marketplace Agtech, Midstream Technologies e Novel farming.

Ainda segundo o mesmo relatório, de 2009 a 2016 o número de deals e volume investido não passava de 5 milhões/ano, exceto 2014 que chegou a 7,4 milhões. A partir de 2017 este volume foi de 15,3 milhões com 16 deals, até chegar 109 milhões em 2021, com 34 Deals, conforme gráfico abaixo.

Grafico representativo do volume de investimento e número de Deals em Agetchs por ano
(Fonte: AgTech Pocket Report 2022)

Destaques Agtech Brasil*

  • Agrotools: Se baseia em uma plataforma geográfica proprietária, desenvolvida exclusivamente para o agronegócio, oferecendo ferramentas que permitem que grandes empresas compreendam tudo o que acontece com fornecedores e clientes espalhados pelo território rural. (São Paulo/SP)
  • Solinftec: através de sua plataforma Alice AI, a Solinftec permite que o fazendeiro tenha controle sobre seu negócio em cinco principais âmbitos: gestão, logística, rastreabilidade, agronomia e robotics. Nesse sentido, ela facilita o processo de gerenciamento e proporciona ganhos de produtividade e eficiência. Além disso, é válido mencionar que em 2020 recebeu o maior aporte já realizado no setor, um investimento de US $60 M liderado pela Unbox Capital e TPG. (Araçatuba/SP)
  • TerraMagna: É uma Agfintech de crédito, que utiliza tecnologia e fontes alternativas de dados para transformar, facilitar e acelerar o processo de crédito rural.
    Com isso, viabiliza distribuidores, agricultores e a agroindústria a terem acesso a crédito justo, ao mesmo tempo que oferece à investidores ativos de alto rendimento, sem correlação no mercado e de alto volume para investir. (Araçatuba/SP)
  • Solubio: Iniciou como projeto em 2012, mas fundada como empresa em 2016, a Solubio foca no auxílio da produção de bioinsumos para produtores rurais por meio de diversos produtos e serviços, os quais incluem equipamentos, testes e plataforma educacional. (Jataí/GO).

*A escolha desses destaques levou em conta o ranqueamento obtido com o dataminer score, índice proprietário de maturidade de startups, bem como input dos especialistas da Distrito e análises de tendências do setor

Tendência: Carne de Laboratório

Uma das tendências que já recebe investimentos são as startups que desenvolvem a Carne Cultivada ou de laboratório. Segundo estudo da McKinsey, a produção de proteína animal alternativa pode trazer impactos diretos anuais entre US$ 45 bilhões a US$125 bilhões mundialmente nos próximos 20 anos.

O papel importante das startups não é só levar inovação ao campo ou cidade, mas acelerar a implantação desses processos face estrutura enxuta com profissionais especialistas no core business de cada uma delas.

Fontes: Distrito Agtech Report e Pipeline Valor

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.