Em um ano o agronegócio dobra oportunidades de emprego disponíveis no mercado 

O agronegócio é um dos mais importantes setores da economia no Brasil. Prova disso é que ele foi responsável por quase um terço do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2021, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Isso representa 27,4%, a maior fatia do PIB desde 2004.

O setor, inclusive, está há alguns anos batendo recordes com o bom desempenho que apresenta constantemente, refletindo diretamente no mercado de trabalho. Um levantamento feito pelo site Empregos.com.br, por exemplo, apontou um crescimento de 96,4% no número de vagas disponíveis.

Segundo o levantamento, os cargos que mais precisam de profissionais são os de representante comercial, motorista e operador de máquinas. As áreas de tecnologia, estratégia e marketing, por sua vez, estão se expandindo a cada dia e necessitando de profissionais capacitados para o que vem sendo chamado por muitos de “profissões do futuro”.

A demanda pelos ‘profissinais do futuro’

Uma pesquisa entitulada “Profissões emergentes na Era Digital: oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde”, desenvolvida pela Senai, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mostrou que o mercado de tecnologia para o campo chegará à marca de US$ 8,33 bilhões até 2026. (Leia a notícia completa aqui)

Essa transformação tecnológica está, portanto, abrindo novas oportunidades para profissionais a todo momento. O estudo revelou que até 2023 deverão ser criadas cerca de 178,8 mil vagas de emprego no setor no Brasil.

(Com informações da CNN)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.