A geração de energia sustentável está no centro de inúmeros debates no mundo. Como atender à demanda energética sem agredir ainda mais no meio ambiente? Pensando nisso, uma empresa americana, que está conectando fazendas com empresas de alimentos e varejistas para utilizar resíduos orgânicos e gerar um gás natural renovável que colabora na descarbonização do fornecimento de energia.
Buscar por soluções sustentáveis para a geração de energia é objetivo de diversos países do mundo. Durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), por exemplo, o Brasil observou que é referência quando falamos em potencial de geração excedente de energias verdes. Na energia elétrica o país se destaca com um índice renovável de 84%, frente aos 27% da média mundial.
De acordo com uma publicação da Forbes, uma solução apresentada pela empresa americana Vanguard Renewable utiliza a tecnologia chamada “digestão anaeróbica”, um processo de decomprosição de matéria orgânica por batérias em um local onde há ausência de oxigênio gasoso.
Na tecnologia apresentada pela empresa, resíduos orgânicos, como o esterco, são colocados dentro de um tanque fechado e sem oxigênio. Os micróbios especializados do intestino da vaca estão presentes lá e têm o trabalho de digerir a matéria orgânica, gerando assim o gás metano, ou gás natural verde.
Parcerias em prol da energia verde
A empresa americana constrói as instalações do digestor em fazendas de gado leiteiro. Lá, eles pegam o esterco e depois de gerar o metano, o agricultor recebe de volta o “digerido” sem nenhum custo. De acordo com Steven Savage, phd em Plant Pathology (estudo das doenças das plantas), em um artigo na Forbes, a parte sólida que o produtor rural recebe pode ser usada como cama para as vacas. O restamtes, segundo ele, serve como fertilizante incorporado ao solo.
O único trabalho para o produtor de leite seria coletar e entregar o esterco. Ele não tem nenhum custo inicial e ainda recebe uma renda mensal de arrendamento. Esse trabalho, desempenhado pala Vanguard, é chamado de “Farm Powered”.
A empresa trabalha atualmente com 150 fazendas leiteiras, desde as menores até as com mais de 10.000 vacas. Eles já recicaram mais de 1,7 milhão de toneladas de resíduos orgânicos.
(Com informações da Forbes)