Hidrogênio verde: o combustível do futuro

Você sabia que o Brasil é um dos candidatos na corrida mundial por uma fonte de energia essencial e limpa para a descarbonização da economia global? E é justamente por isso que o hidrogênio verde, um tipo de energia limpa produzido com a reforma do etanol, vem se mostrando como uma excelente opção.

Afinal, trata-se do elemento mais abundante do universo, que pode ser derivado de fontes renováveis (como a água, por exemplo), ao invés de combustíveis fósseis. E que também pode ser utilizado para o fornecimento de energia à indústria pesada, abastecendo veículos de grande porte, como navios e aviões. 

Cenário global na produção de hidrogênio verde

A estimativa é que o mercado global de hidrogênio verde passe a valer US $11 trilhões até 2050, de acordo com o Goldman Sachs. Não à toa, instalações para produzir essa forma mais limpa de gás surgiram em todo o mundo. Estados Unidos, Europa Ocidental, China, Austrália, Chile e África do Sul já fazem parte dessa estatística.

Enquanto o mundo luta para abandonar a produção de combustíveis fósseis, os críticos do hidrogênio possuem ressalvas quanto ao uso de energia eólica ou solar para a produção de outro combustível. No entanto, a produção de hidrogênio azul (que é feito a partir de combustíveis fósseis), continua a todo vapor. 

Brasil na corrida pelo Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde compõe cerca de 75% da massa do universo. Sua utilização se dá principalmente para gerar calor nas indústrias e impulsionar foguetes. Mas sua dependência do gás natural (emissor de CO2), no processo de reforma, pode ser considerada como uma fragilidade. 

Em terras brasileiras, o Nordeste ocupa o primeiro lugar na corrida em busca do novo combustível. Além da proximidade da Europa e dos EUA –  o que favorece a exportação, por lá também é possível encontrar um alto potencial solar e eólico. 

Com investimento inicial de R$650 milhões, a primeira usina de hidrogênio verde do país está sendo construída no Polo Industrial de Camaçari (BA) pela Unigel, fabricante de fertilizantes nitrogenados.

(Com informações de Gazeta do Povo)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.