A Coalizão de Apoio aos Agricultores Ucranianos (Support Ukrainian Farmers Coalition – SUFC), criado pela EarthDaily Analytics (EDA), desenvolveu uma tecnologia para oferecer apoio aos agricultores da Ucrânia. A ferramenta de monitoramento permite manter áreas de cultivo sob controle esmo a grandes distâncias.

Segundo os desenvolvedores, o objetivo com isso é garantir a semeadura, adubação, aplicação de defensivos e colheita na Ucrânia em 2022 e posteriormente. “Reagimos de forma precoce e decisiva à invasão da Rússia, encerrando totalmente nossas operações neste país e concentrando-nos na segurança e no bem-estar de nossos funcionários e clientes ucranianos”, disse Don Osborne, CEO da EarthDaily Analytics, empresa de processamento e análise de dados, que combina ferramentas de big data com tecnologias espaciais.

Segundo Osborne, eles pretendem usar a presença atual na região e a rede de relacionamentos do setor agrícola regional e global para oferecer apoio material aos agricultores da Ucrânia, um dos países produtores de alimentos mais importantes do mundo.

Por meio da coalizão, os agricultores podem otimizar a produção diante da escassez de recursos causada pela guerra com uma ferramenta geoanalítica gratuita. “O fato é que as ferramentas e serviços da EDA são conhecidos entre os agricultores na Ucrânia há muitos anos, com dados meteorológicos precisos para planejar as operações agronômicas e interface de dados amigável”, explica Don Osborne.

Ele diz que possuem ferramentas que possibilitam identificar diariamente campos com problemas. Isso economiza tempo, oferece recursos para controle de campo e permite que o produtor tome decisões oportunas para preservar e buscar aumentar a produtividade.

(Com informações do AgroLink)