Pesquisadores criam etiqueta comestível que identifica se bebidas e remédios são falsificados

Como saber se algo que você consome não é falsificado? Uma equipe de engenheiros biomédicos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul desenvolveram uma etiqueta etiqueta comestível com um código que pode ser lido pelo celular para identificar se bebidas alcoólicas e remédios são verdadeiros ou não.

Os pesquisadores testaram a invenção durante 10 meses. Eles colocaram a etiqueta em garrafas de uísque de diversas marcas e escanearam o código em um aplicativo de celular que é capaz de verificar a a autenticidade da bebida.

Foto: Purdue University/John Underwood

Segundo a equipe que desenvolveu o projeto, o experimento foi feito primeiro com uísque porque a bebida tem alto teor alcoólico. Contudo, ele também funciona com medicamentos líquidos que contêm álcool. “Itens falsificados, como medicamentos e álcool, são grandes problemas em todo o mundo”, disse o Young Kim, engenheiro biomédico da Universidade de Purdue, nos EUA, e um dos líderes da pesquisa.

Empresas podem se beneficiar dessa criação e colocar o código em embalagens de bebidas e remédios para ajudar seus consumidores a saberem que o produto é verdadeiro. “Queremos trabalhar com empresas farmacêuticas e produtores de álcool para ajudá-los a resolver esse problema”, afirmou Kim.

Segundo os pesquisadores, a etiqueta não oferece riscos à saúde e também não altera o sabor do uísque.

(Com informações de G1 Inovação)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.