Programa de inovação busca startups para soluções no mercado alimentício

A indústria de alimentos Alegra abriu as inscrições para o Edital Alegra, com foco em startups que mostrem, por meio de soluções criativas e inovadoras, como fazer a diferença na produção, distribuição ou no consumo de alimentos. O programa é desenvolvido pela Digital Agro, em parceria com a Unium e a Inbix Ventures. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 26 de junho.

O objetivo do edital é buscar soluções tecnológicas para a indústria. “Queremos inserir na nossa organização a inovação. Nós temos algumas iniciativas, mas ainda não são estruturadas. Nossa expectativa é agregar e inovar ainda mais na cadeia de produção de alimentos”, conta Cracios Clinton Consul, head de marketing da Alegra.

Com seis anos de atuação, a Alegra reúne mais de 1.700 colaboradores diretos, produzindo 97 mil toneladas de carne suína que compõem 12 linhas de produtos.

Temas do Alegra Coonecta

Com foco em agregar mais conhecimento para todos os processos da empresa, o Alegra Coonecta é dividido em três principais temas: ESG (Environmental, social, and corporate governance), que busca tecnologias e ferramentas digitais para trazer melhorias nos âmbitos sociais, ambientais e de governança; novos produtos ou processos, trazendo melhorias na industrialização, ingredientes e qualidade desses produtos; e, por fim, a experiência do consumidor, pensando na jornada de produção dos alimentos.

Para isso, a indústria firmou parceria com a Inbix Ventures, uma empresa de sociedade anônima fechada, caracterizada como um Venture Capital independente com Aceleradora de startups focada em desenvolver negócios reais e de impacto. A Inbix seleciona, investe, acelera startups, e também atua em projetos relacionados à educação inovadora/empreendedora, inovação aberta e Corporate Venture Capital (CVC).

“Com o edital, esperamos selecionar empresas inovadoras, com propósito bem definido, engajamento e, principalmente, que possuam sinergia com a Alegra”, comenta Luciano Döll, CEO e co-founder da Inbix Ventures.

Como será o processo de seleção?

Serão dez startups pré-selecionadas, que irão apresentar o pitch na Digital Agro, no dia 14 de julho, em Curitiba. Apenas quatro passam para a segunda fase, quando terão a oportunidade de conhecer a fábrica da Alegra, aplicando a sua tecnologia e modelo de negócio.

As startups selecionadas poderão validar sua proposta de valor com uma das maiores indústrias de alimentos do país. Dentre os benefícios oferecidos pelo programa estão a possibilidade de acesso ao fundo de investimento e novos negócios Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e potencial parceria com as cooperativas da marca, além de poder realizar POCs nas indústrias.

Para Auke Dijkstra Neto, representante da Unium, o projeto é transformador. “Ficamos muito felizes com a parceria. Novas ideias e olhares diferentes são muito importantes para a empresa e, claro, para o nosso consumidor.”

Webinar

No dia 14 de junho, às 11h, representantes do Alegra Coonecta farão um Webinar gratuito no YouTube para tirar todas as dúvidas sobre o programa de inovação. Aproveite, essa é a chance que você tem de tirar todas as dúvidas. Para participar do Webinar, basta clicar aqui.

Para saber mais sobre o edital e fazer a inscrição é só acessar o site: alegracoonecta.digitalagro.com.br.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.