Cientistas cultivam plantas em solo lunar pela primeira vez

Um gigantesco avanço conquistado por cientistas promete antecipar o uso de plantas terrestres para sustentar postos humanos em outros planetas. Foi divulgado na última sexta-feira (13), que pela primeira vez sementes cresceram em solo lunar, em amostras trazidas pela Nasa em missões em 1969 e 1972.

Segundo os pesquisadores, foram plantadas sementes de uma erva daninha chamada “Arabidopsis thaliana” em 12 pequenos recipientes do tamanho de um dedal, cada um com uma grama de solo lunar, mais propriamente chamado de regolito lunar.

“Quando vimos pela primeira vez aquela abundância de brotos verdes em todas as amostras, ficamos sem ar”, disse a professora de ciências hortícolas, Anna-Lisa Paul, diretora do Centro Interdisciplinar para Pesquisa Biotecnológica da Universidade da Flórida e co-líder do estudo publicado na revista Communications Biology.

Imagem: Reprodução

“As plantas podem crescer em regolito lunar. Essa simples declaração é enorme e abre a porta para futuras explorações usando recursos existentes na lua e provavelmente em Marte”, disse Paul.

De acordo com os cientistas responsáveis pelo feito, todas as sementes germinaram e não houve diferenças externas nos primeiros estágios de crescimento entre as plantadas no regolito – composto principalmente de rochas de basalto trituradas – e sementes plantadas por razões comparativas em cinzas vulcânicas da Terra com composições e tamanho de partícula semelhantes.

Acredita-se que as plantas terrestres podem ajudar as pessoas a estabelecerem postos em locais como a lua e Marte. O programa Artemis, da Nasa, prevê pessoas retornando à superfície da lua nos próximos anos.

(Com informações da Forbes)