É do agro e gosta de acompanhar reality show? Então pode ir se preparando, vem aí o primeiro reality show do agronegócio, idealizado pela John Deere e realizado em parceria com o AgTech Garage. O “Safra de Inovações – O desafio das startups do agro”, abriu as portas para nove empresas inovadoras apresentarem suas soluções a um júri formado por especialistas no setor, além de produtores rurais clientes da John Deere.

Francisco Jardim, da SP Ventures; Teka Vendramini, da Sociedade Rural Brasileira; e Mariana Caetano, da KPTL compõem a mesa de especialistas. Já o grupo de produtores é formado por: Pedro Gabarra, Jader Pereira e Guilherme Almeida. A apresentação do programa é do humorista e influenciador digital Marcus Cirillo.

Desafios do campo e das startups

Três grandes desafios dos produtores nortearam a escolha das startups: Sustentabilidade/ Logística/ Digitalização do campo e capacitação. A partir daí, a base para a busca das startups foi a rede do AgTech Garage, que tem na sua comunidade de residentes e membership cerca de 100 ag&food techs. Para a fase de pitch, foram escolhidas 15 empresas da comunidade e somente nove passaram para a fase seguinte, que garantiu a participação no programa.

Na área de Sustentabilidade, ModClima, Gênica e VOA foram as escolhidas. No caso do desafio de Logística, Trucker do Agro, Agrare e Fretefy. Em relação à digitalização e capacitação, Já Entendi Agro, TBDC e Lucro Rural.

Para Francisco Jardim, da SP Ventures, estar no AgTech Garage é um diferencial para as startups. “O AgTech Garage traz uma vitrine, acesso a mercado e também uma oportunidade única de as startups conseguirem colaborar entre si e com as companhias parceiras, por meio da inovação aberta”, disse.

Ele ainda comentou que estar no hub de inovação AgTech Garage se torna cada vez mais uma vantagem competitiva para as startups. “Primeiro, porque o AgTech Garage é líder na vertical na América Latina e um hub cada vez mais internacional. Segundo, porque reúne as maiores companhias do agronegócio, tanto na área de insumos como de maquinário, entre outras“, falou.

Entre as nove startups selecionadas para participar do Safra de Inovações, apenas uma sairá vencedora de cada um dos desafios, e terá a oportunidade de receber mentoria de executivos da John Deere sediados nos EUA. No episódio final, as três vencedoras disputam o prêmio do programa: uma imersão no Centro de Tecnologia e Inovação da John Deere em Urbandale, no Estado americano de Iowa.

Inovando no agro e na comunicação

De acordo com Leandro Carrion, Gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere, a iniciativa demonstra o compromisso da John Deere com a inovação, um dos seus pilares há 185 anos. “Esse é um programa à altura do agronegócio brasileiro. Estamos falando de algo grande, do maior reality agrícola não apenas no Brasil, mas no mundo. A John Deere não é apenas sobre produto, tecnologia, serviços e soluções, é também sobre experiências, conexões. Nós buscamos entender os desafios dos nossos clientes a fundo e fazer uma ponte com esse mundo incrível que é a inovação”, explicou.

Para José Tomé, CEO do AgTech Garage, o programa ajuda a aproximar o público em geral do agronegócio e do ecossistema empreendedor. “Se a gente observar os principais ecossistemas e ambientes de inovação do mundo, alguns elementos explicam porque eles são o quê são. Um deles, é a cultura empreendedora. Na minha visão, o Safra de Inovações vem contribuir para essa cultura da tecnologia e da inovação chegar ao grande público do agro. Com essa iniciativa, ganham os produtores, grandes empresas, startups, o AgTech Garage e o Brasil”, afirmou.

Alexandre Braga, da produtora Adventures, destaca o caráter inovador da proposta em si e seu potencial de inspirar a comunicação de marcas, dentro e fora do agronegócio. “Esse é um projeto inovador para a John Deere, para o agro e para a comunicação. É um projeto muito corajoso porque a ideia é entreter as pessoas, fazer com que tenham vontade de assistir. E, enquanto assistem, permitir que aprendam e conheçam muita gente boa no que faz, dos empreendedores aos jurados e produtores”, disse.

(Com informações da AgTech Garage)