O desperdício de alimentos é um problema atual e alarmante. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que o mundo joga no lixo cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos por ano. Isso equivale a 17% de toda a produção mundial de alimentos. Boa parte desse desperdício vem das indústrias, distribuição e rede de varejo.

A startup brasileira SuperOpa, que faz delivery de alimentos que fogem das normas de validade tradicionais e a joint-venture sueca WhyWaste, que tem soluções para gestão do vencimentos de produtos nas gôndolas dos supermercados trouxeram a solução ideal para esse incômodo, a fim de reduzir o desperdício de alimentos no Brasil.

A resposta está em um aplicativo que pode salvar até 18 milhões de toneladas de alimentos (44% do que é descartado diariamente), o suficiente para alimentar 6 milhões de pessoas. O app ainda atende outros dois interesses do mercado: a preocupação com a sustentabilidade da cadeia e o bolso dos consumidores finais.

Antes de desenvolver o produto, a startup realizou uma pesquisa para identificar as tendências entre os consumidores. “Queríamos avaliar a inclinação dos consumidores em comprar alimentos que estivessem mais próximos da data de vencimento [em comparação com produtos convencionais]. Os resultados mostraram que 75% dos entrevistados comprariam estes produtos se estivessem mais baratos, enquanto 25% o fariam se fosse para impedir o desperdício”, disse Luis Borba, CEO da SuperOpa, à AgTech Garage News.

Evitando o desperdício

As normas das indústrias no Brasil hoje impedem a comercialização de produtos que estão fora de um prazo pré-determinado de validade. Com esta tecnologia, produtos que estejam em bom estado poderiam ser consumidos e vendidos por valores mais acessíveis.

Hoje, por conta de falhas de distribuição, armazenamento, transporte ou conservação, cerca de 72% do desperdício de alimentos ocorre antes mesmo dos alimentos chegarem na casa dos consumidores. Com a solução do SuperOpa, os alimentos e bebidas vão direto para a casa do consumidor final, podendo, inclusive, ficar até 70% mais baratos.

Como utilizar?

Para ter acesso à solução, basta fazer o download do aplicativo e realizar um cadastro informando a sua localização. A plataforma, então, identifica se o consumidor está em uma das mais de 500 cidades atendidas pela SuperOpa, entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Quanto mais próximo da data de vencimento o produto estiver, maior será o desconto aplicado. Os descontos são progressivos e chegam a até 70% do valor original das gôndolas. Além de alimentos, 80% dos produtos comercializados na plataforma SuperOpa são convencionais, como itens de higiene ou cosméticos.

(Com informações da AgTech Garage News)