Fazendeiro inova ao produzir vodca a partir de leite de ovelha

Quem gosta de provar bebidas diferentes, precisa conhecer essa novidade! Um agricultor do País de Gales inovou ao produzir vodca a partir de leite de ovelha. A técnica, além de curiosa, é benéfica ao meio ambiente, pois utiliza o soro do leite restante da fabricação de queijo.

Bryn Perry, agricultor de de Haverfordwest, no condado de Pembrokeshire, no País de Gales, confirmou usar um método inovador de reciclagem de soro de leite restante da fabricação de queijo para produzir a bebida destilada.

Perry contou que o processo de fabricação da Ewe Whey Vodka é bastante semelhante ao da Milk Stout (cerveja escura e cremosa que contém lactose). Os açúcares do soro são fermentados para fazer um tipo de cerveja, e só depois é destilada para produzir a vodca.

E apesar de ter um toque cremoso, a bebida não é nada parecida com um “milkshake”. “Você diz às pessoas que está fazendo vodca com soro de leite de ovelha, e elas imediatamente presumem que será uma bebida cremosa à base de leite”, diz ele. De acordo com o fazendeiro, ela é bastante semelhante a uma vodca normal, mas mais suave.

Sustentável

Imagem de David Mark por Pixabay

A ideia para a produção, segundo Perry, veio da angústia que sentia ao jogar galões de soro de leite pelo ralo. “Não há justificativa ambiental, financeira ou moral para desperdiçar qualquer subproduto agrícola nos dias de hoje”, revelou Perry.

Em sua fazenda ele produz cinco variedades diferentes de queijo de ovelha e todos os dias metade de tudo o que é coletado na sala de ordenha era jogado fora. Trata-se de uma alternativa diferente e sustentável!

Como é a fabricação

Chegar a essa receita, que rendeu a Bryn o prêmio de agricultor revelação no País de Gales, levou aproximadamente um ano. “O processo preciso é um segredo bem guardado. Depois de todo o esforço que colocamos nele, não vamos contar a todos como é feito”, disse Bryn.

Para a produção da vodca, o soro restante da produção dos queijos é transportado para a destilaria In The Welsh Wind, em Tan-y-Groes (vilarejo a cerca de 116 km da capital galesa de Cardiff), e processado.

“Atualmente, usamos ovelhas holandesas porque elas têm a melhor produção de leite, mas estamos tentando cruzá-las com ovelhas nativas galesas, cujas patas são mais resistentes para nossas condições montanhosas”, revelou.

Se você ficou com vontade de provar, tenho uma péssima notícia. A Ewe Whey Vodka está disponível para venda apenas em mercados de agricultores locais ou diretamente da fazenda de Bryn e Rebecca.

(Com informações do G1)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.