Agricultura vertical é solução para aumentar produção em grandes centros

Produzir cada vez mais, de maneira sustentável é um desafio constante, principalmente nos grandes centros urbanos. A agricultura vertical surge, então, como alternativa a esse obstáculo. A técnica combina sistemas automatizados com tecnologias, diminuindo o impacto ambiental e possibilitando que a produção saia da zona rural e possa ser realizada em prédios, por exemplo.

Cientistas da Wageningen University & Research, juntamente com colegas internacionais, publicaram um artigo na renomada revista científica Nature Food sobre o tema. Segundo os autores, a agricultura vertical “é uma solução para a produção local de alta qualidade de frutas e verduras frescas, perto dos consumidores em áreas urbanas. Pode ser feita em qualquer lugar, independente do clima ou tipo de solo”.

Agricultura vertical é um termo genérico para um método de cultivo em uma variedade de estruturas, como prédios vazios, câmaras de crescimento especialmente construídas ou contêineres. A natureza fechada do sistema permite adequar as condições de luz, clima, água, fertilizantes de acordo com as necessidades da cultura.

“A produção e a qualidade podem ser planejadas todos os dias do ano. Você tem controle total, também sobre o teor de nutrientes, embora nossa compreensão desse campo ainda precise crescer”, diz o coautor Leo Marcelis, professor de Horticultura e Fisiologia do Produto na Universidade e Pesquisa de Wageningen.

Além dos benefícios já citados, esse sistema ainda é sustentável. Com ele, o consumo de água e nutrientes é baixo e requer pouco espaço. Inclusive é possível cultivar sem agrotóxicos. Por outro lado, os gastos com eletricidade e o os investimentos necessários são altos. Mas, apesar dos custos, os investidores pretendem apostar alto na tecnologia nos próximos anos.

(Com informações de Agrolink)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.