biopesticida-digital-agro

Startup brasileira lança biopesticida em nanocápsula do tamanho de um vírus

Uma startup brasileira acaba de desenvolver uma linha de defensivos agrícolas, de origem natural, que usa nanocápsulas do tamanho de um vírus. A inovação, criada pela NanoScoping, pode ser usada em diversas culturas como o milho, morango, tomate e alface e já recebeu certificação para uso na agricultura orgânica.

A linha de biopesticidas, que recebeu o nome de Nano Agro, é composta de três produtos: Nano Agro Neem (inseticida), Nano Agro Crop (fungicida e bactericida) e Nano Agro Total (fungicida, bactericida e inseticida). Eles são feitos a partir de compostos de origem natural, são biodegradáveis e biocompatíveis e sua base, composta por melaleuca, neem, citronela e orégano já é utilizada na agricultura orgânica.
 
A inovação utiliza óleos essenciais encapsulados em nanopartículas – impossíveis de serem vistas a olho nú. “Com essa tecnologia, conseguimos atribuir funcionalidades aos princípios ativos”, diz Maria Beatriz da Rocha Veleirinho, sócia da startup. Assim, é possível aumentar a penetração e espalhabilidade dos princípios ativos na planta.

“Os óleos essenciais também são bastante voláteis e evaporam ao serem aplicados. Quando você consegue colocar uma estrutura em volta dessa molécula, você consegue prendê-la, como se fosse uma célula. Então os óleos ficam mais tempo na superfície de uma folha, tornando-se mais eficazes”, explica Veleirinho.

Foram realizados testes com universidades e instituições de pesquisa e o resultado foi a comprovação da eficiência dos produtos. Houve redução de 47% a 97% no crescimento bacteriano em tomates; redução de 78% a 83% no crescimento fúngico em morangos; redução de 99% a 100% no crescimento bacteriano em pimentões. Outras pesquisas sobre a eficiência continuam sendo realizadas.

A startup tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

(Com informações do Agrolink)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.