Agtech

O que são as AgTechs e como elas estão revolucionando o agro?

Houve um tempo em que a maior parte da população morava e trabalhava no campo. Isso foi mudando e, aos poucos, o agronegócio foi precisando se reinventar para produzir mais e com menos mão de obra. Foi a  partir dessas necessidades que surgiu as AgTechs. Mas, você sabe exatamente o que são elas? Então continue a leitura e saiba de tudo.

O que são as AgTechs? 

AgTechs – termo que surgiu nos Estados Unidos – são empresas que promovem inovação no agro por meio de tecnologias aplicadas no dia a dia no campo. A necessidade de produzir mais e com cada vez menos impacto ambiental é o grande desafio enfrentado por essas empresas. 

Por exemplo, o Brasil referência no setor. As AgTechs brasileiras são promissoras e estão entre as mais importantes e relevantes do mercado internacional. Por isso, é bom ficar de olho! 

Quais tecnologias as AgTechs produzem? 

Falamos que as AgTechs são as startups responsáveis por desenvolver tecnologia para facilitar a vida no campo. Mas, você sabe quais tecnologias são essas? Entre as inúmeras inovações, elas desenvolvem: 

– softwares para o setor;
– iniciativas voltadas para a criação de alternativas energéticas;
– aproveitamento de resíduos;
– controle ambiental;
– monitoramento;
– biotecnologia e sementes.

Quais tecnologias estão envolvidas no trabalho das AgTechs? 

As tecnologias aplicadas no campo pelas AgTechs podem envolver tratores, colheitadeiras, plantadeiras e outros implementos. Eles incorporam as tecnologias da internet das coisas (IoT). A facilidade e autonomia dos equipamentos são grandes destaques, que conquistam o produtor cada vez mais. 

Da mesma forma, existem também drones, GPS e dados de satélite. Eles monitoram tudo o que acontece no campo, trazendo dados precisos em tempo real. 

E quais são os benefícios das AgTechs para o agro? 

Assim como as AgTechs vieram para ajudar o trabalho no campo, seus softwares e tecnologias trazem informações precisas e em tempo real. Isso garante otimizar os processos e recursos, tornando o trabalho mais ágil! 

Simultaneamente a isso, a economia a longo prazo é outro ganho. Isso porque os dados obtidos pelos equipamentos desenvolvidos pelas AgTechs irão ajudar o agricultor na tomada de decisões. Os insumos serão aplicados da melhor forma, no melhor local e em quantidade adequada. 

Enfim, você já conhecia essas empresas? Conte para gente, nos comentários, o que acha dessas tecnologias no campo e se já utiliza alguma delas. E não se esqueça, em nosso blog temos muito mais conteúdo de qualidade. Fique por dentro de todas as novidades do setor! Acesse agora

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.