Houve um tempo em que a maior parte da população morava e trabalhava no campo. Isso foi mudando e, aos poucos, o agronegócio foi precisando se reinventar para produzir mais e com menos mão de obra. Foi a  partir dessas necessidades que surgiu as AgTechs. Mas, você sabe exatamente o que são elas? Então continue a leitura e saiba de tudo.

O que são as AgTechs? 

AgTechs – termo que surgiu nos Estados Unidos – são empresas que promovem inovação no agro por meio de tecnologias aplicadas no dia a dia no campo. A necessidade de produzir mais e com cada vez menos impacto ambiental é o grande desafio enfrentado por essas empresas. 

Por exemplo, o Brasil referência no setor. As AgTechs brasileiras são promissoras e estão entre as mais importantes e relevantes do mercado internacional. Por isso, é bom ficar de olho! 

Quais tecnologias as AgTechs produzem? 

Falamos que as AgTechs são as startups responsáveis por desenvolver tecnologia para facilitar a vida no campo. Mas, você sabe quais tecnologias são essas? Entre as inúmeras inovações, elas desenvolvem: 

– softwares para o setor;
– iniciativas voltadas para a criação de alternativas energéticas;
– aproveitamento de resíduos;
– controle ambiental;
– monitoramento;
– biotecnologia e sementes.

Quais tecnologias estão envolvidas no trabalho das AgTechs? 

As tecnologias aplicadas no campo pelas AgTechs podem envolver tratores, colheitadeiras, plantadeiras e outros implementos. Eles incorporam as tecnologias da internet das coisas (IoT). A facilidade e autonomia dos equipamentos são grandes destaques, que conquistam o produtor cada vez mais. 

Da mesma forma, existem também drones, GPS e dados de satélite. Eles monitoram tudo o que acontece no campo, trazendo dados precisos em tempo real. 

E quais são os benefícios das AgTechs para o agro? 

Assim como as AgTechs vieram para ajudar o trabalho no campo, seus softwares e tecnologias trazem informações precisas e em tempo real. Isso garante otimizar os processos e recursos, tornando o trabalho mais ágil! 

Simultaneamente a isso, a economia a longo prazo é outro ganho. Isso porque os dados obtidos pelos equipamentos desenvolvidos pelas AgTechs irão ajudar o agricultor na tomada de decisões. Os insumos serão aplicados da melhor forma, no melhor local e em quantidade adequada. 

Enfim, você já conhecia essas empresas? Conte para gente, nos comentários, o que acha dessas tecnologias no campo e se já utiliza alguma delas. E não se esqueça, em nosso blog temos muito mais conteúdo de qualidade. Fique por dentro de todas as novidades do setor! Acesse agora