Mapa, MCTI e Finep assinam acordo de ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico do agro brasileiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram, na última quarta-feira (7), um acordo de cooperação técnica para a execução de atividades conjuntas para o fomento à pesquisa, desenvolvimento tecnole inovação de empresas e Instituições de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Segundo o Mapa, o auxílio é voltado às entidades e organizações que tenham ligação direta ou indireta com o setor agropecuário. Serão utilizados meios de financiamento reembolsável e não reembolsável via Finep, atendendo as diretrizes estabelecidas pelo Mapa e pelo MCTI.

Nesta parceria, o Mapa definirá e estabelecerá políticas públicas visando o desenvolvimento tecnológico e a inovação de todas as cadeiras do agronegócio do país. “Hoje vamos iniciar uma nova etapa mais coordenada entre os nossos ministérios e a Finep que tanto tem feito pelo país. E agora juntos vamos fazer pelo agro brasileiro”, afirmou a Ministra Tereza Cristina.

Ela ainda destacou que o acordo de cooperação vai facilitar a pesquisa, inovação e novas tecnologias para o setor agropecuário brasileiro, que vem fazendo a diferença no Brasil. “Nós temos a responsabilidade de aumentar em 40% a produção de alimentos para abastecer a população mundial até 2050. Então, precisamos correr, e esse tipo de parceria vai trazer o aumento da produtividade para que possamos produzir volumes maiores com as mesmas áreas”, pontuou.

Já o ministro Marcos Pontes, do MCTI, destacou que a união entre os ministérios permite avançar em diversos assuntos importantes para o país. “Esse acordo permite que usemos toda a estrutura do MCTI para resolvermos problemas, trazer novas tecnologias e ajudar a melhorar a produção desse setor que é extremamente importante para o Brasil e para o planeta”, disse Pontes”.

A parceria terá a duração de quatro anos podendo ser prorrogada por meio de Termo Aditivo.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.