Agricultura familiar: como a Irrigação inteligente pode auxiliar?

O universo do agronegócio brasileiro tem passado uma ampla transformação nas últimas décadas. Cada vez mais distante dos velhos estereótipos, a agricultura familiar (pequeno produtor rural) está se modernizando, acatando novas tecnologias e mudando o modo de gerenciar a propriedade rural.

O que é Agricultura Familiar?

De acordo com o Governo Federal, “a agricultura familiar é constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças”.

A agricultura familiar é responsável pela maior parte da comida que vai à mesa do brasileiro – cerca de 70%. Isso representa cerca de 77% dos empregos da agropecuária do país, evidenciando a importância desse segmento para o Brasil.

Agricultores familiares e tecnologia

Para alavancar a produtividade da agricultura familiar no Brasil para níveis de primeiro mundo, é fundamental focar na eficiência através da tecnologia.

Conectar o agricultor é essencial! É na adoção de novas tecnologias, que a rotina da produção agropecuária será mais otimizada a cada dia. Isso impactará diretamente no aumento da produtividade e na qualidade dos produtos obtidos pela agricultura familiar, fornecendo a eles maior potencial competitivo

Como Aplicar a Internet das Coisas na Agricultura

IoT é a sigla para “Internet of Things” ou Internet das Coisas em português. É uma área voltada a engenharia de telecomunicações onde utiliza sensores e transmissão de dados para mapear e monitorar as áreas agrícolas.

Um dos conceitos ligados à tecnologia da Internet das coisas é a criação das fazendas inteligentes.

A fazenda inteligente é totalmente baseada nas tecnologias IoT. Ela permite ao produtor reduzir o desperdício e aumentar a produtividade, desde a quantidade de fertilizante utilizada, até a automatização do sistema de irrigação.

Como IoT e Irrigação inteligente podem auxiliar a agricultura familiar

O termo irrigação inteligente ganhou maior potência nos últimos anos e seu objetivo principal é ajudar o agronegócio produzir mais com menos.

Isto é, a irrigação inteligente é um sistema que leva água e nutrientes direto na raiz da planta por meio de tubos subterrâneos, garantindo assim mais economia de água, energia elétrica, mão de obra e tempo.

Essa técnica possibilita que todas as práticas agrícolas fiquem mais simples e muito mais eficientes.

Os principais benefícios da irrigação inteligente para a agricultura familiar:

Tecnologias como a irrigação inteligente, vieram para auxiliar em safras mais produtivas para a agricultura familiar.

– Sustentabilidade;

– Maior produtividade;

– Economia de água, tempo, mão de obra e dinheiro;

– Melhoria na qualidade dos produtos. Independente da cultura, a irrigação é um ponto de suma importância e que precisa de atenção.

Portanto, o IOT (Internet das Coisas) e a Irrigação inteligente são excelentes alternativas para o aumento da produtividade e qualidade da produção.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.