fbpx
Escolha uma Página

Agricultura familiar: como a Irrigação inteligente pode auxiliar?

por | 22 jul 2020 | Tendência

O universo do agronegócio brasileiro tem passado uma ampla transformação nas últimas décadas. Cada vez mais distante dos velhos estereótipos, a agricultura familiar (pequeno produtor rural) está se modernizando, acatando novas tecnologias e mudando o modo de gerenciar a propriedade rural.

O que é Agricultura Familiar?

De acordo com o Governo Federal, “a agricultura familiar é constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças”.

A agricultura familiar é responsável pela maior parte da comida que vai à mesa do brasileiro – cerca de 70%. Isso representa cerca de 77% dos empregos da agropecuária do país, evidenciando a importância desse segmento para o Brasil.

Agricultores familiares e tecnologia

Para alavancar a produtividade da agricultura familiar no Brasil para níveis de primeiro mundo, é fundamental focar na eficiência através da tecnologia.

Conectar o agricultor é essencial! É na adoção de novas tecnologias, que a rotina da produção agropecuária será mais otimizada a cada dia. Isso impactará diretamente no aumento da produtividade e na qualidade dos produtos obtidos pela agricultura familiar, fornecendo a eles maior potencial competitivo

Como Aplicar a Internet das Coisas na Agricultura

IoT é a sigla para “Internet of Things” ou Internet das Coisas em português. É uma área voltada a engenharia de telecomunicações onde utiliza sensores e transmissão de dados para mapear e monitorar as áreas agrícolas.

Um dos conceitos ligados à tecnologia da Internet das coisas é a criação das fazendas inteligentes.

A fazenda inteligente é totalmente baseada nas tecnologias IoT. Ela permite ao produtor reduzir o desperdício e aumentar a produtividade, desde a quantidade de fertilizante utilizada, até a automatização do sistema de irrigação.

Como IoT e Irrigação inteligente podem auxiliar a agricultura familiar

O termo irrigação inteligente ganhou maior potência nos últimos anos e seu objetivo principal é ajudar o agronegócio produzir mais com menos.

Isto é, a irrigação inteligente é um sistema que leva água e nutrientes direto na raiz da planta por meio de tubos subterrâneos, garantindo assim mais economia de água, energia elétrica, mão de obra e tempo.

Essa técnica possibilita que todas as práticas agrícolas fiquem mais simples e muito mais eficientes.

Os principais benefícios da irrigação inteligente para a agricultura familiar:

Tecnologias como a irrigação inteligente, vieram para auxiliar em safras mais produtivas para a agricultura familiar.

– Sustentabilidade;

– Maior produtividade;

– Economia de água, tempo, mão de obra e dinheiro;

– Melhoria na qualidade dos produtos. Independente da cultura, a irrigação é um ponto de suma importância e que precisa de atenção.

Portanto, o IOT (Internet das Coisas) e a Irrigação inteligente são excelentes alternativas para o aumento da produtividade e qualidade da produção.

Posts relacionados

O leite na era 4.0: a importância da inovação na produção

O leite na era 4.0: a importância da inovação na produção

Atualmente, vive-se numa era de transformações contínuas e também de incertezas, que exigem rápida e constante adaptação. Na Economia 4.0, o digital e o real se misturam de forma indissociável e promovem alterações profundas nos modelos de negócio. Inteligência e...

Urgência

Urgência

Vez ou outra, quando se fala da importância da inovação e da tecnologia no campo, é fundamental apresentar os desafios que o agronegócio enfrenta para efetivamente ter acesso a esse meio. A revista Globo Rural, na última edição, apresentou uma pesquisa da Embrapa em...

Como um software de gestão agrícola contribui nas fazendas

Como um software de gestão agrícola contribui nas fazendas

Alguns produtores rurais conhecem muito bem as atividades mais operacionais das fazendas, mas pouco sobre a administração técnica e precisa. Mas saiba que é possível controlar os custos e melhorar toda a gestão da sua fazenda com um software de gestão agrícola Eles...