fbpx
Escolha uma Página

5 anos em 5 meses

por | 17 jul 2020 | Inovação, Tendência

A Frísia tem tradição em realizar feiras. Atualmente, produz duas: a ExpoFrísia e a Digital Agro, que levam aos cooperados, colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em geral (do agro ou não) informações fundamentais para se produzir mais e melhor, de maneira sustentável.

Apesar dessa ampla experiência da cooperativa dos Campos Gerais em realizar feiras, pela primeira vez fez um evento 100% online, com todos os palestrantes distantes uns dos outros, se falando via internet. Feito que aconteceu na quarta-feira passada (15/07). São tempos diferentes, com um vírus obrigando as pessoas a se manterem fisicamente distantes, mas presentes.

O foco do evento “O novo normal do agro”, transmitido na página do YouTube da Frísia, era sobre como o segmento agropecuário estará e o que fará na pós-pandemia, porque, afinal, haverá um pós! Talvez o exemplo mais significativo desse novo é o que ocorreu na live, ou seja, uma discussão ampla, eficiente e produtiva de representantes de setores significativos do agronegócio, mas fisicamente não presentes. Isso é uma realidade que permanecerá. As conferências remotas nunca mais deixarão as nossas vidas.

Isso, no agro, é um salto muito importante. Os engenheiros agrônomos, técnicos e veterinários, por exemplo, precisam e precisarão estar nas propriedades, isso não vai mudar. O que está se transformando é que algumas dessas visitas serão na tela do celular. Como o presidente da MSD Saúde Animal Brasil, Delair Bolis, comentou: não será mais necessário horas de viagem para 30 minutos de conversa. Os custos serão menores, o desempenho – tirando algumas situações pontuais – serão iguais (ou até melhores) e todos sairão satisfeitos.

O diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Leandro Moura, reforçou algo interessante: talvez essa realidade já estava prevista para acontecer, o que a pandemia provocou e continuará provocando é a aceleração dessa transformação digital. Podemos chamar de revolução dos “5 anos em 5 meses”.

O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, deu um exemplo bem atual: o marketplace. Nesse sistema, houve uma mudança no comportamento de consumo das pessoas, tanto de quem adquire quanto de quem fornece.

Sergi Vizoso, vice-presidente sênior da Divisão de Soluções para a Agricultura da BASF na América Latina, lembrou que a tecnologia ganha importância quando traz valor para as pessoas. Ótima colocação! Ela por si só não faz sentido se não atende à demanda/necessidade das pessoas. No caso do agro, do produtor e do consumidor.

Para se produzir alimentos em abundância, com qualidade e a um custo acessível, a tecnologia e o digital devem fazer parte disso. A pandemia colocou como protagonista algo que, de certa maneira, alguns setores viam como coadjuvantes. Agora, estamos em um caminho sem volta, por bem, para se produzir mais e melhor.

Vale destacar: a live da Digital Agro foi um excelente demonstrativo sobre o que o público pode esperar da feira física ano que vem, de 13 a 15 de julho, em Curitiba (PR).

Posts relacionados

O leite na era 4.0: a importância da inovação na produção

O leite na era 4.0: a importância da inovação na produção

Atualmente, vive-se numa era de transformações contínuas e também de incertezas, que exigem rápida e constante adaptação. Na Economia 4.0, o digital e o real se misturam de forma indissociável e promovem alterações profundas nos modelos de negócio. Inteligência e...

Urgência

Urgência

Vez ou outra, quando se fala da importância da inovação e da tecnologia no campo, é fundamental apresentar os desafios que o agronegócio enfrenta para efetivamente ter acesso a esse meio. A revista Globo Rural, na última edição, apresentou uma pesquisa da Embrapa em...

Como um software de gestão agrícola contribui nas fazendas

Como um software de gestão agrícola contribui nas fazendas

Alguns produtores rurais conhecem muito bem as atividades mais operacionais das fazendas, mas pouco sobre a administração técnica e precisa. Mas saiba que é possível controlar os custos e melhorar toda a gestão da sua fazenda com um software de gestão agrícola Eles...