O papel das cooperativas em levar tecnologias para os agricultores

As cooperativas são peças fundamentais para o fortalecimento de diversos segmentos. No agronegócio, não é diferente. Elas valorizam os pequenos e médios produtores rurais, organizando e sistematizando os trabalhos, gerando mais produtividade e riqueza.

Entretanto, sem o uso de tecnologias, nos mais diversos níveis, isso não seria possível. A região dos Campos Gerais do Paraná, por exemplo, reúne um perfil de produtor rural muito interessante, que consegue em uma mesma propriedade diversificar a produção. Nela há o plantio de três tipos de grãos e criação de gado leiteiro e suínos. Essa realidade só é possível devido ao uso intenso e responsável da tecnologia: do tipo de semente ao maquinário que irá colher, engorda dos suínos, aumento da produtividade leiteira, entre outros.

A tecnologia por si só não faz o produtor aderir à ela. Representantes comerciais, concessionárias, vendedores, atendentes, enfim, toda a cadeia oferece uma infinidade de tecnologias, nos mais diversos segmentos agropecuários. O que faz um produtor/cooperado usá-la é, além do custo-benefício, a credibilidade de uma cooperativa. Afinal, “se a cooperativa indicou, é porque é bom”, “se a cooperativa divulgou, é porque foi testada”, “se a cooperativa aponta, é porque é indicado para a minha demanda”.

A importância da tecnologia é tanta que foi criada pelo governo federal, em outubro do ano passado, a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (Decreto 10.052), composta por representantes de 21 órgãos públicos e de empresas privadas, dentre eles o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Sociedade Brasileira de Agroinformática; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); entre outros.

A criação da comissão teve por objetivo promover o desenvolvimento da agricultura de precisão e digital no Brasil, e entre as competências está uma que chama a atenção: gerar e adaptar conhecimentos e tecnologias de custo acessível. Esse ponto é fundamental para que o produtor consiga continuar alcançando a excelência e que esteja ao seu alcance, respeitando a organização das contas e a gestão responsável.

É importante destacar que o uso da tecnologia no campo é algo já popularizado e pouco ou nenhuma vez criticado, já que seus resultados são comprovados pelos produtores diariamente ou safra após safra. E as cooperativas têm um peso, muitas vezes, decisivo para o uso da tecnologia em uma propriedade rural.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.