10 vantagens de um sistema de energia fotovoltaica

A instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica cresceu 161% no Brasil em 2019, se comparado a 2018, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O gerente do Departamento de Energia Solar da Quantum, Julio Cesar Ferreira da Silva, destaca que a procura tem aumentado devido à redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica que o sistema oferece, além de ajudar na prevenção ao meio ambiente.

“O uso de sistemas de energia fotovoltaica evita a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa”, salienta Julio Cesar. Na próxima década, a expansão dessa tecnologia deve dar um salto. Segundo o Plano Decenal de Energia (PDE) 2029, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em fevereiro, a participação da energia solar na matriz energética brasileira deve pular dos 2% (em 2019) para 8% em 2029.

Atualmente os seis estados brasileiros com maior potência instalada são: Minas Gerais (19,2%), Rio Grande do Sul (13,1%), São Paulo (12%), Paraná (10%), Mato Grosso (6,8%) e Santa Catarina (5,8%). Os dados foram divulgados em fevereiro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Abaixo, confira 10 motivos que estão fazendo os brasileiros adotarem o sistema de geração de energia solar fotovoltaica:

  1. Preservação do meio ambiente diante da diminuição do uso das fontes convencionais (energia hidráulica, gás natural, carvão mineral, derivados do petróleo, energia nuclear);
  2. Redução de emissões de gases que geram o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2);
  3. Redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica;
  4. Pode ser instalado em casas, comércios e indústrias;
  5. Instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água;
  6. PayBack de 5 anos (tempo para o investimento retornar na forma de economia na conta de luz);
  7. Baixa manutenção (basicamente limpeza em período de tempo seco, sendo duas ou três vezes ao ano);
  8. O número de módulos instalados varia conforme o tamanho do empreendimento, que pode ser uma padaria, pousada, academia ou mesmo indústrias de grande porte, por exemplo;
  9. Equipamentos de ponta têm vida útil de 25 anos;
  10. Geração de emprego e renda (expectativa de geração de 120 mil vagas em 2020, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR).

FONTE: MINUTO RURAL

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.