Nova variedade de morango permite plantio antecipado e produção por até sete meses

A Embrapa Clima Temperado (RS) anunciou recentemente o desenvolvimento de uma cultivar nacional de morangueiro. Com essa nova variedade, que recebeu o nome de BRS DC25 (Fênix), será possível aumentar a janela de produção por até sete meses (de junho a dezembro), estendendo a oferta de frutas de qualidade. A previsão de lançamento da variedade é para setembro. 

O Brasil é o maior produtor de morangos da América Latina e o 8º maior do mundo. De acordo com informações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2021 a produção da fruta por aqui foi de 197 mil toneladas em área colhida de 5 mil hectares.  

A variedade desenvolvida permitirá que o produtor tenha um maior retorno financeiro pela obtenção de preços mais elevados em período anterior às principais cultivares disponíveis no mercado.  

A Embrapa, inclusive, abrirá um edital para que os interessados em multiplicar a nova variedade possam aderir à chamada. Podem participar apenas laboratórios e viveiristas com inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).  

Serão contemplados os laboratórios e viveiristas que enviarem as informações e a documentação exigidas entre os dias 03/07/2023 até as 17h do dia 21/07/2023. A seleção será feita conforme ordem de recebimento, até o esgotamento dos lotes. 

Características  

Segundo a Embrapa, a fruta possui um equilíbrio entre açúcar e acidez, resultando em um sabor mais doce, atendendo à preferência nacional. “Os frutos apresentam boa firmeza, o que garante maior resistência ao transporte e ótima durabilidade pós-colheita, com mais tempo de prateleira”, diz a Embrapa em um comunicado.  

As frutas são grandes e pesam, em média, 23 gramas. Elas possuem uma cor vermelha intensa e o característico formato cônico. Esses morangos são destinados ao consumo in natura, mas também podem ser utilizados na indústria de frutas congeladas. 

Imagem: Divulgação/Embrapa

O produtor Diego Bonemann, de Pelotas, no Rio Grande de Sul, cultiva morangos há mais de 40 anos. Ele é um dos parceiros da Embrapa e deu suporte na avaliação de mais de dez seleções avançadas do programa de melhoramento nos últimos cinco anos. Bonemann avaliou a cultivar BRS DC25 (Fênix) e aprovou. “Ela é bem firme. O sabor é muito bom também”, afirmou.  

Sandro Bonow, pesquisador da Embrapa responsável pelo trabalho de melhoramento, explica que essas novas variedades de morango devem ser batizadas com nomes de estrelas e constelações. 

 “Depois de 23 anos, a Embrapa volta ao mercado de cultivares de morangueiro, que é uma demanda muito forte do setor produtivo nacional, envolvendo desde laboratórios produtores de matrizes, viveiristas e produtores da fruta, com ênfase final no consumidor, fazendo com que ele tenha frutas de boa qualidade e de bom sabor para consumo”, completa Sandro. 

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.