Aparentemente a Apple está trabalhando no seu próprio Metaverso, o CEO da Apple, Tim Cook, descreveu algo semelhante ao metaverso em uma entrevista recente, possivelmente mudando de ideia sobre um mundo digital para aprimorar o nosso. A revelação mais recente sobre a mudança de ideias de Cook sobre a tecnologia AR/VR e o metaverso vem de uma entrevista na GQ .
Sobre a futura tecnologia Apple AR, Cook acrescentou, “é a ideia de que existe esse ambiente que pode ser ainda melhor do que apenas o mundo real – sobrepor o mundo virtual pode ser um mundo ainda melhor. Cook também voltou atrás na importância dos óculos AR após apoiar fortemente a realidade aumentada como a tecnologia do futuro.
No entanto, o desenvolvimento dos óculos AR da Apple foi suspenso devido a desafios técnicos, de acordo com relatórios recentes. As fontes mais confiáveis concordam que o dispositivo será anunciado em 2023, possivelmente no evento Worldwide Developers Conference da Apple em junho, embora um lançamento antecipado do fone de ouvido Reality da Apple possa ser arriscado.
A entrevista da GQ também mencionou o lançamento malsucedido do Google Glass e do Meta Quest Pro . Cook não ficou surpreso com a falha do Glass, descrevendo o dispositivo como intrusivo. Agora, há rumores de que a Apple lançará um dispositivo de realidade mista ou realidade estendida (XR) este ano. Um metaverso com tema da Apple pode começar a ser desenvolvido este ano, no entanto, com o lançamento do headset Apple Reality . Isso daria vários anos para o ecossistema evoluir enquanto os óculos AR da Apple estão em desenvolvimento.
E a Meta, o que anda aprontando?
Já na Meta, onde “nasceu” o Metaverso, comunicou que pretende usar IA generativa na criação de anúncios para diferentes empresas até o final do ano. Em entrevista ao Nikkei Asia, o CTO da Meta, Andrew Bosworth, disse que a empresa espera enviar ferramentas para criar anúncios com IA que ajudem uma empresa a criar imagens diferentes para diferentes públicos.
Acabamos de criar uma nova equipe, a equipe de IA generativa, alguns meses atrás; Eles estão muito ocupados.
disse Bosworth à publicação.
É provavelmente a área em que passo mais tempo [na], assim como Mark Zuckerberg e [Chief Product Officer] Chris Cox”
Em fevereiro, Zuckerberg anunciou uma nova equipe com foco em ferramentas de IA sob o comando do CPO Chris Cox. O anúncio observou que a empresa está experimentando bate-papo com inteligência artificial no WhatsApp e no Messenger, juntamente com filtros para o Instagram. Embora os esforços do metaverso do Meta não tenham dado certo como esperado, ele ainda parece estar impulsionando a ideia de criar mundos virtuais por meio de IA generativa.
Bosworth disse a Nikkei que os modelos de linguagem grandes (LLMs) – como o GPT-4 da OpenAI e o PaLM do Google – ajudarão na criação de modelos 3D, pois você só terá que descrevê-los.
E assim torna coisas como a criação de conteúdo muito mais acessíveis para mais pessoas”, disse ele.
Embora a criação do metaverso esteja no plano de longo prazo da empresa, gerar mais receita com anúncios provavelmente é a necessidade do momento. Em fevereiro, durante a chamada de investidores do quarto trimestre de 2022, Zuckerberg disse que “Nosso tema de gerenciamento para 2023 é o ‘Ano da Eficiência’ e estamos focados em nos tornar uma organização mais forte e ágil”.
Por fim, vale ressaltar que a Meta não é a única empresa que está experimentando anúncios generativos, a Google já faz isso a um certo tempo, na sua plataforma Google Ads.