Está marcada para esta sexta-feira (17) a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para decidir se mantém em 10% ou se aumenta a mistura de biodiesel no óleo diesel. O prazo da mistura termina no fim de março. A proximidade da decisão está criando uma série de embates entre representantes de diversos segmentos.
De um lado temos a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) que, em nota, se mostrou contrária à mistura. Segundo a entidade, a prática vai além da preocupação com o meio ambiente e revela um “negócio rentável apenas para os grandes produtores”. O comunicado afirma que o aumento do teor de biodiesel aumentaria os custos dos fretes, traria riscos de pane aos motores e prejudicaria o meio ambiente, já que a mistura levaria a um consumo maior do óleo diesel.
Em contrapartida, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) divulgaram uma nota conjunta com associações de máquinas, equipamentos, veículos e distribuidores de combustíveis, entre outros, rebatendo a CNT.
O grupo afirma que a indústria do biodiesel utiliza “a urgência na atenção ao meio ambiente e à adoção de práticas sustentáveis, preocupação real de toda a sociedade, para acobertar seus reais interesses: garantir uma reserva de mercado contra a concorrência de biocombustíveis mais modernos”.
O Brasil produziu 6,3 bilhões de litros de biodiesel em 2022, segundo a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), colocando o país em terceiro lugar entre os maiores produtores mundiais. Em primeiro lugar aparece a Indonésia, com uma produção de 7,5 bilhões de litros e, na sequência, os Estados Unidos, com 6,5 bilhões de litros, segundo dados de 2021.
Para a FPBio o biodiesel pode ajudar o Brasil a se desenvolver em questões ambientais, inclusão social e geração de emprego e renda. Além disso, o biodiesel estimula o processamento da soja em grão, agregando valor ao setor produtivo nacional.
(Com informações do Canal Rural, Info Money, Biodiesel BR e CNT)