Pesquisadores Alemães, da Nature and Biodiversity Conservation Union (NAB), em conjunto com uma ONG da Alemanha e outra de Luxemburgo, descobriram, através de um estudo, que a radiação dos telefones celulares pode afetar as abelhas.
Décio Luiz Gazzoni, Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja e membro do Conselho Agro Sustentável, disse em entrevista ao site Agrolink que a conclusão da pesquisa é uma metanálise de 190 estudos científicos recentes.
“Desses, 83 foram considerados cientificamente relevantes e, entre eles, 72 mostraram que a radiação teve um efeito negativo sobre as abelhas, vespas e moscas. Esses efeitos variaram desde uma capacidade reduzida de orientação durante o voo – devido à perturbação dos campos magnéticos – até danos ao material genético e às larvas”, falou.
Gazzoni explica que fazemos parte de um complexo sistema de cadeia alimentar, que os insetos também participam sendo elos importantes. Cada vez que esse sistema é rompido podem acontecer eventos com efeitos imprevisíveis. “Nós, humanos, estamos situados no topo da cadeia, portanto, qualquer perturbação ao longo da cadeia, afeta diretamente a espécie humana”, comenta.
O pesquisador fala ainda que as novas redes 5G merecem atenção especial. “ Avanço tecnológico é fundamental para a qualidade de vida no planeta Terra. Mas, a chave do sucesso está em atentar para a sua sustentabilidade, o seu custo benefício, cotejar os impactos negativos frente aos ganhos que uma tecnologia oferece”, conclui.
(Com informações do site Agrolink)