A falta de fertilizantes, que se intensificou após a guerra na Ucrânia, foi uma preocupação constante para a agropecuária em 2022. E, enquanto nos EUA os preços elevados e a monopolização desse mercado são temas recorrentes entre os agricultores, o congressista Randy Finstra, de Iowa, pretende expandir para a agricultura um projeto de lei que usa a tecnologia quântica e criar um fertilizante do futuro.
Segundo informações da Radio Iowa, Finstra tem a intenção de pressionar o governo para ampliar o projeto de lei da Iniciativa Nacional Quantum dos EUA, de 2018, para a agricultura. A computação quântica é a mais revolucionária das tecnologias. Ela processa dados em alta capacidade e velocidade, e resolve cálculos complexos.
“Quando falamos de computação quântica, estamos nos referindo à sua aplicação em finanças ou saúde. Mas espere um minuto. Quando você olha para a modelagem molecular quântica, por que não começar a modelar com fertilizantes, reduzindo custos para a agricultura criando novos produtos para o complexo do agronegócio”, disse Finstra em entrevista à Radio Iowa.
Segundo informações do Agrolink, os gastos federais dos EUA com a computação quântica dobraram nos últimos dois anos. A expectativa agora é que o Congresso do país reavalie e aprove a Iniciativa Nacional Quantum neste ano de 2023.
A tecnologia quântica pode acelerar a produção e criar um fertilizante do futuro. Isso porque os computadores usam a mecânica quântica para armazenar dados sobre as chamadas partículas subatômicas, fragmentos de átomos. Eles são capazes de processar dados em segundos, o que um computador tradicional, por exemplo., levaria dias ou até meses para conseguir.
(Com informações do Agrolink)