Após um período conturbado, o Brasil registrou, este ano, um recorde na exportação da cachaça. Foram US$ 18,47 milhões exportados, o maior valor dos últimos 12 anos. Este número já é 54,74% maior do que as exportações de todo o ano 2021. De acordo com o levantamento do Comex Stat, os dados são do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) referentes ao período de janeiro a novembro de 2022.
O que chama a atenção desses dados é o fato deles serem muito superiores aos registrados no período anterior à pandemia da Covid-19. Em 2019 o valor de exportação foi de US$ 14,60 milhões. Já em 2022 os números superam os de 2019 em aproximadamente US$ 4 milhões. Houve ainda um crescimento de 30,38% no volume exportado, passando de 8,6 milhões de litros exportados.
“Acho que isso se deve a um momento de retomada pós-pandemia. Apesar de termos tido um crescimento no ano passado, a volta efetiva dos bares e restaurantes trouxe um otimismo no mercado”, disse o diretor executivo da Ibrac, Carlos Lima, à Agência Brasil. A volta dos eventos presenciais, segundo ele, também é um fator de influência nesses números.
Atualmente, a cachaça é exportada para 72 países, entre eles os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, França e Paraguai. A pesquisa mostra ainda que houve um significativo aumento na participação de alguns desses países, que até então não estavam entre os principais mercados. Portugal mais que dobrou nos valores de cachaça importada do Brasil e a Itália teve um aumento de 180% nas cifras.
Lima atribui também o aumento das exportações às ações de promoção do produto para exportação. O Ibrac realiza com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) um projeto de promoção de exportação da cachaça, além da proteção da denominação da cachaça como uma marca.
Micro e pequenas empresas, inclusive, têm sido inseridas no mercado internacional no contexto desse programa. A intenção do Ibrac é aumentar a base exportadora e manter os bons números nos próximos anos. “O Ibrac vem ao longo dos últimos anos investindo em ações de imagem da cachaça e promoção de oportunidade da cachaça. Empresas já investem há alguns anos no mercado internacional, e agora o país está desfrutando disso”, disse Carlos Lima.
(Com informações da Agência Brasil)