Uma empresa de tecnologia fez o que muita gente consideraria impossível: ressuscitou Steve Jobs e gravou até um podcast com ele. A entrevista, publicada no “Podcast.ai” é fictícia e foi concedida a Joe Rogan graças a uma tecnologia de aprendizado profundo desenvolvido pela Play.ht a partir de amostras existentes.
Além das duas vozes, a inteligência artificial também foi a responsável por criar o texto falado por eles. “As transcrições são geradas com modelos de linguagem ajustados. Por exemplo, o episódio de Steve Jobs foi treinado em sua biografia e todas as gravações dele que pudemos encontrar online para que a IA pudesse trazê-lo de volta à vida com precisão”, explicou a Play.ht no site Podcast.ai.
Segundo os desenvolvedores, o podcast é todo baseado em falas já feitas por Jobs. Para ter precisão, a empresa treinou o algoritmo com dados da biografia de Steve Jobs e utilizou diversas gravações obtidas online de vídeos e palestras já realizadas.
A voz dele pode até parecer mecânica. A entrevista também perde o sentido em alguns momentos. Um exemplo é quando o CEO da Apple repete críticas à Microsoft. Contudo, a empresa garante que o próximo passo agora é aprimorar a qualidade da voz, eloquência e a habilidade de criar discursos impactantes e cada vez mais inspiradores.
Quer ouvir a entrevista completa? Clique aqui.