O avanço da tecnologia está disponibilizando tantas possibilidades, que já é possível montar uma fazenda completa dentro de casa. Estamos falando do Farming Simulator, um jogo que é sucesso no mundo todo e que, inclusive, já é considerado e-sport – esporte eletrônico, na tradução para o português. Com ele é possível plantar diversas culturas, criar gado, cavalos e outros animais, e ainda ter uma infraestrutura completa de maquinários.
O jogo existe no mercado há mais de dez anos e a cada atualização torna a experiência mais parecida com a realidade. Na fazenda virtual, os novos jogadores iniciam as atividades com poucos recursos, assim como acontece na vida real. Ao completar as missões propostas, o produtor começa a ganhar dinheiro para poder organizar seu negócio rural.
Quem ainda está economizando, por exemplo, tem a alternativa de alugar o maquinário necessário para iniciar os trabalhos. Isso também vale para a compra de sementes, fertilizantes ou animais. Conforme trabalha e se consolida, você pode expandir os negócios.
Novas tecnologias no mundo real e também no virtual
Da mesma forma que novas tecnologias chegam a todo momento no campo, elas também são inseridas no jogo. A cada nova versão os recursos mais recentes são disponibilizados para os fazendeiros virtuais.
Quando o jogo foi lançado, há dez anos, o maquinário disponível se resumia a um único tipo de trator. Hoje o leque de possibilidades é gigantesco e o jogador pode escolher qual o melhor equipamento para realizar as tarefas rurais.
Empresas reais
Enquanto joga, é comum se deparar com nomes de empresas conhecidas no mundo real. Diversas marcas que fazem parte dos recursos disponíveis são propriedades de empresas reais do setor agropecuário. É possível encontrar máquinas da Pottinger, Horsch, Deutz’Fahr, Komatsu, Rau, John Deere e Wilson, por exemplo.
Rede de logística
O game é tão realístico, que “fazendeiro” pode, inclusive, contar com uma rede de infraestrutura e logística que o auxilia a vender os sua produção. É possível ainda trabalhar para outros jogadores ou contratar funcionários para ajudarem na plantação e criação de animais.
E-sport rural
O Farming Simulator é reconhecido como e-sport e possui até mesmo seu próprio torneio. Chamada de Liga de Farming Simulator, o campeonato organiza eventos e distribui prêmios em dinheiro aos vencedores.
(Com informações do Globo Rural)