Se a busca por alimentos de rápido e fácil consumo já foi sinônimo de uma dieta desequilibrada, hoje a realidade já se mostra um pouco diferente. Estudos na área apontam uma nova tendência mundial de consumo: busca por alimentos práticos, mas saudáveis. Ou seja, a alimentação saudável nunca esteve tão em evidência.
Sem abrir mão da praticidade
Apesar da predileção por uma alimentação mais saudável, os consumidores não abrem mão dos alimentos de conveniência. Afinal, eles oferecem facilidade de uso, variedade e disponibilidade constante.
Isso sem mencionar que dispensam a necessidade de passar horas cozinhando – hábito que as gerações vêm adotando cada vez mais apenas como hobby, e não necessidade.
Alimentação saudável e praticidade em números
A busca por alimentos igualmente práticos e saudáveis é um fenômeno mundial. Já que a saúde vem se tornando cada vez mais uma prioridade. Além disso, esse movimento também resulta de:
- mudanças nas características demográficas da população mundial;
- maior expectativa de vida com envelhecimento;
- alterações econômicas;
- avanços tecnológicos;
- entre outros.
E, para confirmar essa tendência, basta observar os números: segundo pesquisas, a receita mundial com alimentos convenientes alcançou a cifra de US$ 562,2 bilhão de dólares, e estima-se que esse mercado crescerá a uma taxa anual de 6,21% no período de 2022 a 2027.
Brasileiros à frente da média mundial
Ainda de acordo com uma pesquisa realizada com 18 mil pessoas de 18 países diferentes, 79% dos brasileiros priorizam a saúde e a nutrição. É válido destacar que o índice é mais elevado do que os apresentados no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Com informações de: AgTechGarage