Você já viu morango branco? A planta, que foi trabalhada seletivamente a partir de espécies muito antigas, e quase extintas, é híbrida e chama a atenção por onde passa. Mas não é apenas a cor que diferencia a variedade de um morango convencional: o sabor e aroma da fruta é de abacaxi.
De acordo com uma reportagem do Canal Rural, a espécie existia na natureza até o ano de 1700, no Chile. Ela teria sido levada para a França, mas não obteve aceitação do mercado, mesmo a sua cultivar sendo bem mais resistente às pragas do que as do morango comum.
Foi só em 2009 que a fruta de cor branca retornou por conta da criação setetiva. A variedade se deu como híbrido da Fragaria chiloensis e da Fragaria virginiana, duas espécies originárias do continente americano. Foi na Holanda e na Bélgica, em 2010, que aconteceu o primeiro cultivo comercial.
A produção no Brasil
No Brasil, o responsável por trazer o morango branco foi o produtor Aflanio Tomikawa, que viveu parte da vida no Japão e resolveu trazer a planta para o solo brasileiro. Além dessa variedade, o produtor de Atibaia pretende desenvolver morango goumet também nas cores rosa e vermelho.
As estufas de Tomikawa ficam na própria cidade e o objetivo do projeto, que recebeu o nome de Jiritsu, é criar independência das espécies internacionais, com mudas adaptáveis e tropicais.
Agora, enquanto o produtor aguarda retorno do Ministério da Agricultura para registrar a fruta diferente, ele trabalha em novas versões do morango.
(Com informações do Canal Rural)