Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Essa perguntas pode ficar bem mais complicada de ser respondida agora que alguns cientistas portugueses criaram um ovo que nasceu sem a galinha. Os pesquisadores do Centro de Educação e Pesquisa Alimentar, Centre For Food Education e Researche, de Alcobaça, em Portugal, desenvolveram um ovo vegetal chamado de Happinneggs – ou ovo da felicidade, na tradução do inglês.
O novo produto surgiu após cinco anos de pesquisa. Os responsáveis pela criação garantem que ele possui sabor muito próximo ao ovo tradicional. O Ovo da Felicidade, ainda de acordo com os cientistas, é perfeito para diferentes dietas e para aqueles consumidores com restrições alimentares e alergias.
O Happinneggs é feito à base de proteínas vegetais de arroz, ervilha e feijão de soja e azeite português. Segundo os especialistas, ele pode ser utilizado para subatituir os ovos de galinha nas mais variadas receitas. Os responsáveis pelo experimento são os sócios da Plantalicious- empresa especializada em produtos plant-based.
Os Ovos da Felicidade ainda não estão à venda, mas potenciais clientes de mercado da Europa, África e América já estão interessados no produto. Em Portugal, a expectativa é de que o produto estaja disponível nos próximos meses.
(Com informações do Agrolink)