A Nasa está prestes a dar outro “grande passo” com uma nova missão à Lua: a Artemis 1. A última vez que os humanos pisaram em solo lunar foi em 1972. Um lançamento estava marcado para a última segunda-feira (29), mas foi adiado devido a um problema em um dos motores. Uma nova tentativa deve acontecer na próxima sexta-feira (02), mas na confirmação da data ainda depende de novos testes.
Apesar da expectativa, a missão não será tripulada, ou seja, nenhum humano viajará ao satélite. A nave, contudo, levará três manequins, uma pelúcia do Snoop e itens históricos.
Os manequins, que receberam os nomes de “Comandante Moonkin Campos”, “Helga” e “Zohar”, medirão a radiação do espaço profundo e testarão um novo traje e tecnologia de blindagem. Eles simularão a experiência dos astronautas e os possíveis impactos aos seus corpos. Já o Snoop será o indicador de gravidade-zero.
A nave também levará sementes, algas, fungos e leveduras para um experimento de biologia. Com ele, os cientistas esperam saber como a vida reage à radiação no espaço.
Uma curiosidade interessante, é que quem tiver um dispositivo habilitado para a Alexa, da Amazon, poderá perguntar sobre a localização da missão todos os dias. Imagens do “Nascer da Terra” também serão compartilhadas conosco graças aos equipamentos tecnológicos.
Após o lançamento da Artemis I, a espeçonave Orion fará uma viagem de 42 dias até à Lua, dará uma volta em torno dela e retornará à Terra. A previsão é de que a cápsula caia no oceano pacífico, nos Estados Unidos. Segundo especialistas, a distância percorrida será de 2,1 milhões de quilômetros.
Com este primeiro lançamento a NASA espera testar os foquetes SLS e a espaçonave Orion para levar astronautas em futuros lançamentos programados para 2024 e 2025.
(Com informações da Super Interessante e CNN Brasil)