Nanotecnologia de penetração de insumos é lançada no Brasil

Foi lançada no Brasil a nanotecnologia hidrocoloide orgânica Effik-C. Trata-se de uma emulsão à base de lipídios nano-estruturada que é capaz de encapsular minerais ativos, nutrientes e outros compostos em um ambiente aquoso. Essa novidade da DVA Agro forma as chamadas “nanomicelas colodais”, uma solução que aumenta a eficiência e disponibilidade de penetração dos nutrientes e minerais nas plantas.  

Essas nanopartículas são essenciais para o transporte dos compostos da terra para as raízes das plantas. Em entrevista ao site AgroLink, Andres de la Cruz Perez, líder global de nutrição de plantas da DVA Agro, disse que “Eles são nanopartículas que determinam as propriedades físicas e químicas da terra”.  

Segundo ele, o Effik-C encapsula os compostos ativos formando assim os nanos-hidrocoloides. Através das suas propriedades físico-químicas únicas, eles permitem a penetração no sistema da planta. Ainda são capazes de se mover através das vias simplásticas e apoplásticas dos tecidos vegetais para dentro das células. Além disso, O Effik-C é ideal para misturas com fertilizantes líquidos, bioestimulantes, biocontrole e produtos fitossanitários 

E, além da aplicação tradicional, via folha e raiz, ainda é possível fazer a penetração pelo tronco, galhos e ramos.  Assim, é possível diversificar o uso de aplicação dos produtos. Assim, a nanotecnologia vai potenciar aquilo que for aplicado junto.  

Em entrevista ao Agrolink o profissional afirmou: “Esta efetividade de penetração via tronco, abre um novo caminho de controle das doenças vasculares causadas por fungos e bactérias que atingem essas partes das plantas”. 

Chegada ao Brasil 

O produto chega ao mercado brasileiro até o mês de junho. No entanto, mundialmente a empresa já estuda diversas formas de aplicação do Effick-C. Em solo brasileiro, no Paraná, em parceria com um instituto renomado de pesquisa no País, foram montados os primeiros experimentos em soja, milho, banana, alho e outros. 

(Com informações de Agrolink

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.