Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, criaram um dispositivo inovador, que filtra água suja ou salgada e produz energia limpa e renovável. O objeto, que tem poucos centímetros, utiliza a luz solar e produz hidrogênio verde. Assim, será possível levar água potável e combustível para locais de difícil acesso
Conforme explicam os desenvolvedores, dispositivos semelhantes a esse apenas conseguem gerar hidrogênio a partir de água potável limpa. Mas, com esta novidade, é possível usar água suja, do mar, barrenta ou mesmo a limpa. Essa versatilidade permitirá que o aparelho seja usado em diferentes situações, levando, inclusive, água potável e energia para pessoas em locais de difícil acesso.
De acordo com o estudo, publicado na revista Nature Water, o aparelho capta luz solar através de uma camada branca, que absorve radiação ultravioleta (UV). Essa energia, então, faz com que a água coletada entre em estado de ebulição fazendo uma parte virar hidrogênio e a outra água potável.
Para o dispositivo funcionar, os cientistas explicam que a luz solar é captada por uma camada branca capaz de absorver a radiação ultravioleta (UV) que incide em sua superfície. Através dessa energia, a água coletada entra em estado de ebulição, sendo que parte vira hidrogênio e a outra se transforma em água potável.
Conforme explica Mohamad Annua, um dos autores do estudo, o aparelho “tem um design muito simples”. Isso acaba sendo uma grande vantagem, já que permite que ela seja facilmente utilizado em comunidades distantes. O pesquisador também garante que o produto “é muito tolerante a poluentes, e o design flutuante permite que o substrato funcione em águas muito turvas ou lamacentas”.
Apesar de promissor, o dispositivo ainda precisa passar por alguns testes antes de estar disponível no mercado. Também deverão ser feitos teste sobre a qualidade da água produzida.
(Fonte: Canal Tech)