Tang Yu: IA Inspirada em Jeff Bezos e Elon Musk é a nova CEO da NetDragon

A desenvolvedora de games NetDragon demitiu o CEO e colocou a IA Tang Yu no lugar

Quando se pensava que líderes empresariais fariam demissões em massa, substituindo seus colaboradores por inteligência artificial (IA), a surpresa veio de onde menos se esperava. São justamente as posições de liderança que estão desaparecendo para dar lugar a robôs de IA.

A desenvolvedora de games NetDragon, com sede em Fuzhou, no sul da China, anunciou a demissão de seu CEO e a nomeação de um algoritmo de IA como sua nova liderança. O fundador da empresa, Dejian Liu, revelou que a IA, apelidada de Tang Yu, assumiria o cargo mais alto da empresa.

Essa decisão visa eliminar o viés humano e as preferências pessoais das decisões corporativas. Tang Yu tomará decisões exclusivamente baseadas em dados, independentemente do comportamento de seus subordinados, seja ele simpático ou difícil de lidar.

Leia também: Inovação em Saúde: Comprimido Eletrônico Rastreia Sinais Vitais Internos com Precisão

Nos últimos meses, Tang Yu passou por um “treinamento intensivo”, estudando os métodos de gestão de grandes líderes tanto chineses quanto ocidentais, como Tim Cook (Apple), Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (Tesla, X). A IA analisou os estilos de gestão e práticas desses líderes para aplicar as melhores estratégias na NetDragon.

O anúncio teve uma repercussão positiva, fazendo com que as ações da NetDragon na bolsa de Hong Kong subissem 10% nos últimos quatro dias, elevando o valor de mercado da empresa para mais de US$ 1 bilhão.

“Acreditamos que a IA é o futuro da gestão corporativa. A nomeação da Sra. Yu demonstra nosso compromisso em abraçar a inteligência artificial para transformar a forma como operamos e impulsionar nosso crescimento estratégico”, afirmou Dejian Liu em um comunicado ao mercado.

Na China, centenas de empresas têm substituído comitês corporativos e cargos de liderança por algoritmos de IA. A aposta é que decisões baseadas em dados são mais eficientes que aquelas tomadas por humanos.

A experiência da NetDragon pode se tornar um estudo de caso interessante. A maturidade tecnológica da IA para assumir funções tão importantes na economia ainda é uma questão em aberto. Como um software pode projetar o futuro apenas avaliando o desempenho passado? Pode ele perceber mudanças de rumo no mercado e ter a visão de líderes empreendedores? Essas perguntas, por enquanto, permanecem sem respostas definitivas.

Fonte/Créditos: Tilt

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.