Atualmente, existem dois tipos de “carros voadores” que surgem como inovação no transporte urbano. Longe de parecer com os carros dos filmes futuristas como Blade Runner, eles se assemelham mais a helicópteros. Mas existem algumas diferenças entre VTOL e eVTOL e as aeronaves convencionais.
VTOL e eVTOL
VTOL (Veículo de Decolagem e Aterrisagem Vertical) e eVTOL (Veículo Elétrico de Decolagem e Aterrisagem Vertical) são tipos de aeronaves. Mas elas que operam de forma diferente em termos de abastecimento e funcionalidade. Enquanto o VTOL pode utilizar combustíveis tradicionais como gasolina e querosene, o eVTOL é utiliza exclusivamente energia elétrica.
Essas aeronaves, que podem se comparar a “carros voadores”, serve para transporte diário em áreas urbanas. Apesar de sua semelhança externa com helicópteros, elas apresentam configurações mecânicas e arquiteturas aerodinâmicas mais similares aos aviões, incluindo asas para sustentação e locomoção.
Inovação no transporte urbano nas alturas
O VTOL e eVTOL têm potencial para substituir os meios de transporte urbanos convencionais, como táxis. Porém, devido ao ainda alto custo, servirá de início especialmente a pessoas com maior poder aquisitivo.
O objetivo dessas aeronaves é oferecer uma alternativa de deslocamento rápido dentro das cidades, reduzindo as emissões de poluentes atmosféricos associados aos combustíveis tradicionais.
É importante notar que, apesar de suas semelhanças externas, existem diferenças significativas entre os dois tipos de aeronaves. Um helicóptero, por exemplo, pode percorrer distâncias muito maiores do que um eVTOL, que geralmente tem uma margem de percurso mais limitada. Além disso, o tempo de abastecimento de um helicóptero é significativamente menor do que o tempo de recarga necessário para um eVTOL.
Embraer na na vanguarda da inovação no transporte urbano
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou um processo de consulta para a coleta de sugestões. Elas poderão se incorporar no processo de certificação dos eVTOLs fabricados pela Embraer.
O EVE-100, produzido pela startup Eve, subsidiária da Embraer, é um exemplo conhecido popularmente como “carro voador” e será fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo.
O eVTOL da Eve é uma aeronave com capacidade de pouso e decolagem vertical, caracterizando-se por ser totalmente elétrica, o que resulta em emissão zero de carbono.
Possui oito hélices dedicadas para o voo vertical e asas fixas para o voo de cruzeiro, mantendo esses componentes em suas posições durante todo o voo.
Fonte: EVE
O design mais recente incorpora um empurrador elétrico alimentado por motores duplos para redundância na propulsão, garantindo assim a segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros, conforme afirmado pela empresa.
Além disso, de acordo com a Eve, a aeronave produz até 90% menos ruído em comparação com helicópteros equivalentes.
A autonomia máxima do eVTOL é de 100 km, embora seu uso seja planejado para percursos curtos, entre 16 e 48 km, com duração de menos de 20 minutos. Isso o posiciona como uma solução para o tráfego urbano nas grandes cidades.
Fonte: EVE
O veículo tem capacidade para transportar até quatro passageiros, além do piloto. A empresa também planeja certificar o voo sem tripulação, permitindo o transporte de até seis passageiros no futuro. Cada passageiro pode levar consigo uma bagagem de mão padrão, conforme as normas das companhias aéreas.
O serviço será semelhante a uma plataforma de compartilhamento de veículos, com pagamento e reservas feitos por meio de dispositivos móveis. As bases para os eVTOLs, chamadas de “vertipontos”, serão construídas especificamente para atender às necessidades dessas aeronaves, oferecendo estruturas diferenciadas para facilitar os pousos, decolagens, recarga das baterias e manutenção dos veículos.
Fonte: Olhar Digital e Uol