Além do brinde: o que realmente acontece no seu corpo quando você bebe?

As descobertas da Global Drug Survey sobre os efeitos das bebidas alcoólicas no seu corpo vão nos ajudar a entender.

Se você já se perguntou sobre os efeitos que diferentes bebidas alcoólicas têm no seu organismo, você não está sozinho. Uma pesquisa abrangente chamada Global Drug Survey, realizada em 21 países, incluindo o Brasil, revelou que muitas das percepções comuns sobre os efeitos do álcool têm, de fato, fundamentos na realidade.

Conduzida pela respeitada publicação acadêmica de medicina BMJ Open, esta pesquisa envolveu entrevistas com cerca de 30 mil indivíduos com idades entre 18 e 34 anos. Os resultados oferecem uma visão fascinante sobre como diferentes tipos de bebidas alcoólicas afetam as pessoas de maneiras distintas.

1. Vinho tinto: um elixir do relaxamento

Você já notou como uma taça de vinho tinto pode deixá-lo mais relaxado? Bem, parece que isso não é apenas uma impressão. A pesquisa revelou que 53% dos entrevistados relataram sentir-se mais descontraídos após desfrutar de uma taça dessa bebida.

A explicação está na presença de altos níveis de melatonina no vinho tinto, o hormônio responsável por induzir o sono. Curiosamente, o efeito relaxante parece ser mais pronunciado com o vinho tinto em comparação com o vinho branco.

2. Destilados: confiança embalada em uma garrafa

Se você já se sentiu mais confiante e cheio de energia após tomar um destilado, você não está sozinho. De acordo com a pesquisa, 58% dos participantes relataram sentir-se mais energizados depois de uma dose, enquanto 59% afirmaram que se sentem mais confiantes. Surpreendentemente, 42% até se sentem mais atraentes!

No entanto, é importante notar que o abuso dessas bebidas pode levar a efeitos negativos. Cerca de um terço dos entrevistados admitiu ficar mais agressivo quando consome destilados, uma tendência mais comum entre os homens.

3. Publicidade e percepções sobre bebidas alcoólicas

A pesquisa também revelou uma relação entre os efeitos percebidos do álcool e a forma como as bebidas são retratadas na publicidade. Mark Bellis, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, destacou que as pessoas muitas vezes consomem álcool buscando sensações positivas, como relaxamento ou confiança, mas correm o risco de experimentar reações negativas.

Além disso, os dependentes de álcool têm cinco vezes mais chances de atribuir sentimentos positivos ao consumo da substância em comparação com aqueles que bebem ocasionalmente.

4. Diferenças culturais

As percepções sobre as bebidas alcoólicas variam de acordo com o país. Por exemplo, enquanto no Brasil e na Colômbia as pessoas associam o álcool a sentimentos positivos como energia e relaxamento, na Noruega há uma associação maior entre álcool e agressividade. Na França, as pessoas relataram sentir-se inquietas com mais frequência.

Essas diferenças podem ser atribuídas a uma série de fatores, incluindo o contexto cultural e os hábitos de consumo de álcool em cada país.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.