Cientistas cultivam grão-de-bico em poeira lunar

Os desafios enfrentados pelos astronautas em missões espaciais são vastos, e a alimentação é uma preocupação crucial. Em vez de dependerem exclusivamente de alimentos pré-embalados, agora há uma esperança nutricional emergente: o cultivo de grão-de-bico em poeira lunar. Essa inovação recente, desenvolvida por pesquisadores da Texas A&M University, oferece uma oportunidade empolgante para os profissionais espaciais. Já que ajuda a diversificarem e enriquecerem sua dieta com proteína vegetal cultivada na própria Lua.

Desafios da alimentação espacial

A alimentação dos astronautas, geralmente composta por alimentos enlatados, embalados em papel alumínio, pré-cozidos e desidratados, apresenta limitações significativas. A ausência de solo nutritivo na Lua complica ainda mais esse cenário. Na Terra, o solo é abundante em matéria orgânica e micro-organismos necessários para o crescimento das plantas, já na Lua esses elementos são escassos. Além disso, a Lua apresenta desafios adicionais, como gravidade reduzida, radiação e a presença de elementos tóxicos.

Superando obstáculos: a criação do grão-de-bico espacial

Para enfrentar esses desafios, a estudante Jéssica Atkin e sua equipe desenvolveram um método inovador de cultivo. Usando poeira lunar simulada em laboratório, eles cultivaram grão-de-bico em misturas contendo até 75% de poeira lunar. O segredo estava em uma “mistura corretiva para solo” que melhorava a composição e estrutura dos nutrientes da poeira, tornando-a adequada para o crescimento das plantas.

Atkin e sua equipe utilizaram fungos benéficos e vermicomposto para transformar a poeira lunar em solo fértil. Os fungos ajudaram a neutralizar toxinas presentes na poeira, limitando sua absorção pelas plantas, enquanto o vermicomposto fornecia nutrientes e melhorava as propriedades físicas da composição do solo. Embora o grão-de-bico leve mais tempo para amadurecer na Lua do que na Terra e as plantas tenham mostrado sinais de estresse durante o estudo, os resultados são promissores.

Perspectivas futuras

Apesar dos desafios enfrentados, Atkin está confiante de que, com mais pesquisas, será possível cultivar uma variedade ainda maior de espécies vegetais na poeira lunar. Essa inovação não só representa uma oportunidade para uma alimentação mais diversificada e nutritiva para os astronautas, mas também pode ter um impacto significativo na redução de resíduos a longo prazo e na sustentabilidade das viagens e exploração lunar.

O cultivo de grão-de-bico em poeira lunar não é apenas uma conquista científica impressionante, mas também uma esperança tangível para o futuro da alimentação espacial.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.